A Prefeitura de Barueri informou que deve liberar, até o fim do primeiro semestre de 2026, um novo acesso viário que liga a cidade à Carapicuíba. A conexão parte da Avenida Pirarucu, na região da Aldeia, e segue até a Rua Miguel Barbar.
A nova via passa às margens do Rio Tietê e em frente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri. O trecho tem cerca de 1,5 km de extensão e 14 metros de largura, com pavimentação asfáltica e serviços complementares.
O acesso começa nas proximidades da Ponte Akira Hashimoto, que se conecta à Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, em Barueri. A proposta é oferecer uma alternativa de deslocamento entre os municípios sem a necessidade de passar pela Avenida Deputado Emílio Carlos, em Carapicuíba.
A nova ligação também permitirá acesso ao km 21, na divisa com Osasco, por meio de conexão com o viaduto do Corredor Oeste.
Além dessa obra, a prefeitura executa outros dois projetos viários. Um deles liga a Avenida Ceci, no Tamboré, à Rua Tomé de Souza, no Parque Imperial. O outro prevê o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, na região do Belval, até a Via de Acesso João Góes, em Jandira.
A ligação entre Tamboré e Parque Imperial terá cerca de 1,4 km, com quatro faixas de rolamento, além de espaço para pedestres e previsão de ciclovia. Já o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim inclui recapeamento e pavimentação em um trecho de aproximadamente 2 km.
Segundo a prefeitura, as obras fazem parte de um conjunto de intervenções voltadas à circulação de veículos entre bairros e cidades da região.




