A cidade de Barueri será palco da exposição gratuita “E-Lixo”, que apresenta as peças criadas pelos participantes das oficinas, com a proposta de despertar uma nova consciência ambiental para os participantes e, agora, para o público geral. A exposição apresenta as criações dos 25 jovens atendidos pelo projeto entre os meses de setembro e dezembro, que, por meio das oficinas realizadas, aprenderam a transformar componentes eletrônicos descartados em fotografias, HQs, grafites e esculturas artísticas.
A mostra estará aberta para visitação na sexta-feira (13), das 14h às 16h, na Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes – Cepac. Para a idealizadora do projeto, Patrícia Santos, gestora da Renovarte, “a exposição E-Lixo é mais do que uma mostra de arte; é um convite à reflexão sobre o potencial de transformação dos resíduos e sobre o impacto ambiental do lixo eletrônico. Queremos que os visitantes exerçam esses materiais como matéria-prima para algo novo e inspirador”.
Para tornar o evento inclusivo, a exposição contará com visitas guiadas com audiodescrição e tradução em Libras, possibilitando que pessoas com deficiência auditiva e visual aproveitem a experiência. O agendamento de visitas pode ser feito direto com a produtora, pelo WhatsApp (19) 9.7408-7044.
Resíduos eletrônicos
O Brasil produz cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano. O volume coloca o nosso país em quinto lugar no mundo na produção desse tipo de lixo e, de acordo com dados do setor, menos de 3% é reciclado. “A exposição do E-Lixo, então, reforça a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de eletrônicos, valorizando a criatividade dos jovens e inspirando a comunidade a ver o lixo eletrônico sob uma nova perspectiva”, destaca Patrícia.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com apoio do ProAC ICMS, o projeto E-lixo tem produção da Renovarte Produtora Cultural – empresa que viabiliza a realização de projetos artísticos por meio de leis de incentivo como ProAC e Rouanet, o apoio da empresa Soul Projetos, responsável pela viabilização dos recursos fiscais e patrocínio da empresa BURGUER KING.
SERVIÇO
Quando: Sexta-feira (13), das 14h às 16h
Onde: Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes – CEPAC | R. Martim Afonso de Souza, 72, Parque Imperial
Evento Gratuito