Barueri projeta clínica veterinária, entrega de parques e mais árvores

ranking barueri meio ambiente
Parque da Juventude é um dos que será entregue pela prefeitura (Divulgação/Secom Barueri)

Barueri conquistou a melhor posição, entre as cidades da região, no Ranking Ambiental Paulista, ano base 2021, divulgado nesta quarta-feira (24). O município ocupa o 97º lugar na lista estadual, com nota 74,81. Em relação a 2020, a cidade subiu onze posições, quando estava em 108ª colocação.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), a pontuação é resultado de uma somatória de 85 ‘tarefas’ distintas. Em sua avaliação, ele destaca as ações de bem-estar animal, a ampliação de áreas protegidas (Parque Linear e Parque da Juventude), as medidas de fiscalização ambiental, plantio de árvores (previsão de 500 mudas por mês, de 2,2 metros) e ampliação das ciclovias.

Além de iniciativas como construção de prédios públicos com placas de energia solar e captação de água da chuva.

Hospital Veterinário
Para o início de 2023 está previsto o início da construção do Hospital Veterinário Público da cidade, que será no CEPAD 1 (Rua Vera Cruz, 340 – Bairro dos Altos). Em parceria com o Estado, o orçamento total deve ser é de R$7,5 milhões. A estimativa é de que sejam prestados mais de 28,8 mil atendimentos por ano, entre consultas, cirurgias e procedimentos.

“Uma cidade sustentável não se faz somente com as ações de meio ambiente. É uma meta de governo, que permeia todos os setores da prefeitura e tem como objetivo final manter a qualidade de vida de nossos cidadãos’, concluiu o secretário.

O Programa
O Programa Município Verde Azul (PMVA) é uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), que realiza a certificação dos municípios que se destacaram ao longo de 2021 em relação à Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.