28.5 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Home Gastronomia Opções para ‘esquentar’ dias mais frios, quatro receitas de sopas para agradar em cheio

Opções para ‘esquentar’ dias mais frios, quatro receitas de sopas para agradar em cheio

0
Opções para ‘esquentar’ dias mais frios, quatro receitas de sopas para agradar em cheio
Sopa de abóbora com curry vermelho (Rômulo Fialdini)

A sopa é uma boa pedida para espantar o friozinho, além de ser uma opção prática, rápida e fácil de fazer. Que tal experimentar as receitas abaixo?

Sopa de abóbora com curry vermelho

Ingredientes

1 talo de salsão, 1 talo de alho poró, 1 cebola média picadinha, 2 col. sopa de manteiga, 1 col. chá de pasta de curry vermelho, 500g de abóbora, 2 xíc. caldo de legumes ou de frango, ¾ xíc. leite de coco e ervas para enfeitar (coentro, cebolinha).

Preparo

Refogar o salsão, cebola e alho poró na manteiga. Adicionar o curry, a abóbora em cubos e o caldo. Cozinhar até a abóbora ficar macia. Bata no liquidificador, volte para a panela e adicione o leite de coco. Decorar com cebolinha e coentro picados, agora é só saborear!

Lamén Vegetariano

Ingredientes

500ml de água, 1 cebola cortada em 4, 1 cenoura cortada em 4, 4 talos de aipo, 30g de brócolis japonês, 100g de macarrão japonês lamén fresco, 50g de shimeji branco cozido, 3 aspargos, 20g de broto de feijão, 30g de milho cozido, 20g de couve refogada, 20g de tofu,  1 folha de nori (folha de alga) – opcional e sal.

Preparo

Ferva a água em uma panela grande e acrescente os pedaços de cebola, cenoura, aipo e o sal. Em seguida, ferva novamente, abaixe o fogo ao máximo possível e deixe cozinhar até que a cenoura fique bem macia. Coe esse caldo e reserve.

Em uma panela separada, coloque o macarrão e cubra de água suficiente para prepará-lo. Cuide para que o macarrão não fique muito mole, retire e escoe. Coloque o macarrão em uma cumbuca ou tigela oriental previamente aquecida.

Em seguida cubra o macarrão com o caldo de legumes preparado no começo. Acrescente o aspargo cortado em pequenos pedaços, os brócolis, broto de feijão, milho, couve, tofu colocando-os delicadamente no centro da tigela. Acrescente a folha de nori dobrada ao meio. Sirva bem quente.

Sopa de Cebola

Ingredientes

4 cebolas, 1 litro caldo de frango (preparo abaixo), 50g manteiga, 30g farinha de trigo, 3 discos de massa folhada (120g), sal e pimenta a gosto, 1 ovo, 100g Pão baguette para croutons e 60g queijo Gruyère ralado.

Preparo

Cortar as cebolas em julienne. Em uma panela, refogar as cebolas junto com a manteiga em fogo baixo até que peguem uma coloração dourada. Adicionar a farinha e cozinhar por alguns minutos. Acrescentar o caldo do frango. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar fogo baixo por 20 min. Dividir a sopa e em três sopeiras pequenas, cobrir com a massa folhada e pincelar com o ovo batido. Levar ao forno a 200ºC graus e servir com croûtons de pão e gruyere ralado.

Para o caldo de frango

2 carcaças do frango, 100g de cenoura, 100g de cebola, 1 talo alho porro, 50g de salsão, 1 raminho de tomilho, 2 folhas de louro e talos de salsinha.

Preparo

Colocar tudo em uma panela, cobrir com água e deixar ferver durante uma hora. Depois peneirar para obter o caldo puro.

Minestrone

Ingredientes

Pimenta preta moída a gosto, 20 g berinjela picada em cubos, 20 g abobrinha picada em cubos, 10 g cenoura picada em cubos, 10 g ervilha grãos, 10 g azeite extra virgem, 20 g batata cozida picada, 10 g salsão picado e 200 ml caldo brodo.

Preparo

Refogar todos os legumes no azeite. Em seguida, junte o caldo brodo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até os legumes cozinharem. A gosto sal e pimenta.