Anderson Teles é o quinto mais rápido do Mundo nos 1500 metros

atleta barueri
Anderson Teles competiu nesta semana na prova de 1500 metros rasos no Mundial de Atletismo Master, Finlândia (Divulgação)

Morador de Barueri, o atleta e treinador Anderson Teles competiu nesta semana na prova de 1500 metros rasos no Mundial de Atletismo Master, realizado em Tampere, na Finlândia. Obteve a quinta melhor marca, com o tempo de 4.04,30. Atualmente, Teles já é o recordista brasileiro e sul americano na categoria.

“É um peso muito grande representar o nosso país em um esporte que amo, não levei apenas meu sonho, mas também o de muitos brasileiros espalhados por todo canto. Muito feliz em ter conseguido dar o meu melhor”, destacou.

O primeiro colocado foi David Proctor, da Grã-Bretanha, que fez o percurso em 3.52,31; seguido do estadunidense Mark Husted (3.52,55). Em terceiro, novamente a Grã-Bretanha, representada pelo Michael Wilsmore (3.53,31). Já em quarto lugar ficou o português Ricardo Miguel Paixão. Teles foi o único atleta do Brasil na prova de 1500 metros. O Mundial começou em 27 de junho e segue até 10 de julho

Disciplina para treinar o corpo e a mente

Questionado sobre os segredos para chegar ao alto rendimento, Anderson revela que há algumas características muito importantes, como a persistência e a consistência. “É fundamental entender que até chegar ao acerto muitos erros vão acontecer. Mas, é preciso ter persistência para checar onde se deseja. Além disso, é necessário ter capacidade de, independentemente do que acontecer, cumprir as sessões de treino. Isso é importantíssimo”.

Segundo o atleta, também é preciso abrir mão de coisas que não contribuem com a melhoria do desempenho. “Bebidas alcoólicas, baladas, noites mal dormidas, falta de descanso são alguns exemplos do que deve ser evitado quando o projeto é ser atleta profissional”.

Outra dica é ter a mente treinada para manter o foco no propósito e não se deixar levar pelas inconstâncias comuns no dia a dia. Anderson exemplificou com ocorrido neste Mundial de Atletismo, quando não competiu os 800 metros rasos, prova que está mais preparado. “Me tiraram dos 800 metros, prova que eu estava cheio de confiança. Quando não vi mais a possibilidade de se resolver, virei a chave e imediatamente, 15 minutos depois, estava treinando, 12 horas depois novamente, 36 horas depois, mais uma vez, e 50 horas depois, outra vez. Tudo para me adaptar a outra prova. Poderia ficar lamentando, mas escolhi fazer a diferença para mim mesmo e representar o Brasil nos 1500 metros da melhor forma possível”.

Para finalizar, Anderson Teles, que também é treinador, enfatizou a importância do acompanhamento técnico constante para chegar ao alto desempenho. “Agradeço ao coach Rogerio Pereira do Carmo, que me acompanhou no Mundial, mas também me acompanha todos os dias de treinamento”.

O apoio de patrocinadores também é fundamental para ser atleta profissional em uma área que não há investimentos como futebol, voleibol e basquete no Brasil. “Os patrocinadores foram o meu carro chefe para chegar onde cheguei, sem o apoio de todos eles, não teria condições de participar do Mundial”, destacou e agradeceu a parceria com Azul Linhas Aéreas, Troiano Branding, Cicliville Alphaville, Colégio Vértice e Fisio Slice.

O que houve com a prova dos 800 metros?

Em entrevista ao Jornal de Barueri, Anderson Teles informou que estava inscrito na prova e fez a confirmação para participação da prova dos 800 metros rasos.

“Me disseram que estava tudo certo, após isso fui descansar e quando retornamos, no dia da prova, meu nome não estava na Start List. Tentamos resolver, mas os organizadores não quiseram aceitar que o erro deles, e disseram que não era possível”, explicou. “Fiquei muito triste com este ocorrido, por um erro da organização não pude correr a minha melhor prova. Mas, o importante é seguir em frente.

De volta às provas de rua e com olhos no Sul-Americano

Em comum acordo com o treinador Rogerio Pereira do Carmo, Anderson Teles retornará ao Brasil para participar de corridas de rua, enfatizar treinamentos para distância de 1500 metros e avaliar desempenhos para participar do XX Campeonato Sul- Americano de Atletismo Master de Pista e Campo, previsto para acontecer de 20 a 27 de novembro na cidade de Bogotá, na Colômbia.

 

Anderson Teles é atleta e treinador (Divulgação)