Anderson Teles, de Barueri, é o novo recordista brasileiro nos 800 metros

Barueriense Anderson Teles vence 800 metros e quebra recorde brasileiro na categoria M35 (Foto: Emilly Barbosa/AT Runner)

Anderson Teles, de Barueri, venceu os 800 metros rasos, categoria M35, do XX Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, nesta sexta-feira, 8, e também conquistou o recorde brasileiro. Realizado em Cascavel, Paraná, o Campeonato reúne atletas de todo o país.

Teles concluiu a prova em 1’55”76. O recorde anterior pertencia ao paulista Anizio da Costa Tavares, com 1’56”27, batido em 2004 durante competição realizada no Rio de Janeiro, segundo dados da Associação Brasileira de Atletismo Master.

Também subiram ao pódio o atual campeão Sul Americano, paranaense Acácio Nicola, com 1’58”15, e o carioca Júnior Alves Francisco, que ficou em terceiro com 2’11”96. Outro barueriense, Eurico Ramos, ficou na quarta colocação com 2’36”91.

“Muito feliz com o resultado. Sinal que a disciplina nos treinamentos, a alimentação e os descansos estão surtindo efeitos positivos. Mais feliz ainda em saber que se estivesse participando do mundial também seria pódio com este índice alcançado hoje”, disse Teles. “Correr é me desafiar, superar limites dia a dia, é ter saúde, porém o mais importante de tudo é a disciplina. Tendo disciplina na prática esportiva, muito facilmente você transfere para outros setores da vida, isso nos proporciona crescimento”, acrescentou.

Trajetória

Com 1,90 de altura, ele iniciou a prática esportiva aos 12 anos, no basquete, e com 15 começou no atletismo para melhorar a condição física. “Quando tinha 20 anos sofri um acidente, fui atropelado. Depois de recuperado escolhi o atletismo. Dois anos depois conquistei o primeiro título estadual adulto e sigo até hoje treinando e competindo”, destacou Teles que já subiu ao pódio 232 vezes durante sua carreira e hoje mantém a assessoria esportiva AT Runners, que conta com mais de 70 atletas.

Neste domingo (10), o barueriense retorna à pista para competir os 1.500 metros rasos do XX Campeonato Brasileiro de Atletismo Master.