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domingo, 28 abril 2024
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Mercado Livre e Mercado Pago apresentam estudo que aponta cenário de consumo para a Black Friday 2023

Pesquisa mostra que 50% das pessoas pretendem comprar mais este ano, com ticket médio por compra semelhante ao que foi gasto em 2022

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O Mercado Livre se prepara para uma Black Friday com recordes de buscas e compras este ano, com ativações que começam neste mês e vão até o fim de novembro. Em 2022, o marketplace atingiu crescimento de 19%, versus uma queda de 18% do mercado, segundo a Confi.Neotrust. Para este ano, a empresa estima uma edição ainda maior e mais conectada às expectativas do consumidor, que demonstra otimismo para a data. É o que aponta o estudo “Panorama de Consumo da Black Friday 2023”, realizado pelo Mercado Pago com clientes do e-commerce e do banco digital.

A pesquisa, que ouviu cerca de 8 mil usuários entre os dias 18 e 22 de setembro, mostra que 50% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais este ano versus 2022. Entre as três categorias mais buscadas pelos brasileiros estão Eletrodomésticos, Eletrônicos e Celulares, seguidas por Moda e Casa&Decoração. 

Além disso, a otimização logística tem sido destacada como atributo chave no momento da compra. O estudo mostrou o frete grátis como um atrativo para 75% dos entrevistados, sendo que 1 em cada 3 vê a entrega rápida como um fator decisivo de compra. 

Para atingir um desempenho superior ao registrado na última edição, de acordo com Julia Rueff, Vice-Presidente de Marketplace do Mercado Livre, a empresa está investindo em alavancas, como a antecipação das promoções, a integração do ecossistema, sinergia com os vendedores da plataforma, amplo sortimento de produtos e otimização da malha logística. 

“A Black Friday do Mercado Livre já começou. Vimos que mais de 65% dos nossos consumidores já começaram a buscar preços e produtos para comprar na data, o que aponta para uma tendência de antecipação cada vez mais presente”, afirma Julia.  “Por isso, estamos trabalhando de forma ecossistêmica para impulsionar os empreendedores a venderem mais, à medida em que aprimoramos a experiência dos consumidores em nossa plataforma”, finaliza.

Sobe para 18% o volume de brasileiros que pretende pagar à vista

O estudo também mostra como os consumidores estão se planejando para pagar suas compras e revela que mais brasileiros almejam pagar à vista. “Identificamos um crescimento de 3 pontos percentuais no volume de clientes que pretendem pagar suas compras à vista (18%) este ano, enquanto em 2022 esse volume era de 15%”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. “Mesmo com esse aumento, a grande maioria (67%) pretende parcelar em até 6x, o que comprova um melhor planejamento financeiro para compra de itens com tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”.

Ao mesmo tempo em que os consumidores indicam que esperam comprar mais este ano, o ticket médio por pedido deve ser semelhante ao que gastaram em 2022, principalmente nos valores mais baixos. De acordo com os entrevistados, 33% pretendem gastar até R$500 (2 p.p maior do que em 2022), 24% esperam ter um ticket médio entre R$ 500 e R$1.000 (semelhante ao ano passado), 20% entre R$1.000 e R$2.000 (23% em 2022) e 23% afirmam que pretendem gastar acima de R$2.000 (20% em 2022).

Quando o assunto é meio de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o preferido para 69% dos consumidores, seguido por Pix (17%), cartão de débito (7%) e outros métodos (7%). A possibilidade de parcelamento é o que justifica o índice elevado em cartão, mas outros métodos de parcelamento vem ganhando relevância, como crédito oferecido direto pelo Mercado Pago (salto de 12.5% em 2022 para 32.5% em 2023) e Pix Parcelado.

Descontos de até 70% no Esquenta Black Friday do Mercado Livre

O esquenta do Mercado Livre para a Black Friday começou em 16 de outubro, com a campanha “Tá Na Mão”, estrelada pelo apresentador e embaixador da marca, Marcos Mion. A campanha trará um formato exclusivo e cocriado com a Globo, transformando apertos de mão – remetendo ao logo do e-commerce – durante a programação de entretenimento de canais da Globo (TV Globo, GNT e Multishow) em cupons para os consumidores. Este ano, o Mercado Livre investirá 50% a mais em mídia e 137% em cupons de desconto em relação à data de 2022. Serão oferecidos até 70% de descontos em milhares de produtos nas categorias de moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras. 

Mais de  5,6 mil vagas temporárias reforçam otimização logística

O Mercado Livre abriu 5.650 vagas temporárias de emprego para reforçar sua operação logística nos meses de setembro, outubro e novembro. Os temporários vão ter chance de efetivação e correspondem a ⅕ do quadro de funcionários de todo o Brasil. As vagas abertas são para Centros de Distribuição Fulfillment nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Com a entrega mais rápida do varejo, hoje o Mercado Livre entrega no mesmo dia para 193 cidades brasileiras, em até um dia para 2,9 mil cidades e em no máximo dois dias para 5,2 mil municípios. 

Sobre o Mercado Livre

O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago, o banco digital do grupo Mercado Livre e uma das maiores fintechs da América Latina, oferece soluções de pagamento, crédito, investimentos, seguros e gestão de benefícios para mais de 64 milhões de usuários únicos na região. Atuando no Brasil desde 2004, está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, onde contribui para a inclusão financeira e o fomento do poder de empreender, permitindo que micro e pequenos negócios acessem financiamento e serviços que permitam crescer de maneira mais justa. Em 2022, o Mercado Pago superou a marca de US$ 123 bilhões em volume de pagamentos, sendo 173 transações por segundo. Com mais de US$ 2,8 bilhões em portfólio de crédito, o banco digital já reúne ainda mais de 21 milhões de contas de investimento na região. Consolidando sua oferta completa de serviços financeiros integrados no Brasil, tem participado ativamente das inovações e do futuro dos serviços financeiros, apoiando usuários e impulsionado empreendedores em suas jornadas. Ao investir na oferta e desenvolvimento de serviços, que ajudam qualquer pessoa a ter acesso a dinheiro de maneira responsável, prática e segura, o Mercado Pago tem ampliado a conexão e os benefícios do ecossistema do Mercado Livre, permitindo ser cada vez mais a opção dos usuários que buscam o melhor do e-commerce e dos serviços financeiros em um só lugar. Atualmente, é a melhor empresa do segmento de finanças para trabalhar no Brasil.

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