Artista e autor de Barueri se destaca e faz exposição em Nova Iorque

artista de barueri lucas
Lucas é morador de Alphaville, autor e pintor (Arquivo Pessoal)

O morador de Barueri, Lucas Ksenhuk, de 21 anos, participou do encontro da Academia Internacional de Literatura Brasileira, no Consulado Geral do Brasil, em Nova Iorque.

O artista falou sobre seu livro “Uma história real em traços coloridos”, lançado em 2020. A publicação conta a trajetória de Lucas, e foi escrito para crianças e adolescentes, nas versões português e inglês, com prefácio dos artistas Eduardo Kobra e Cris Campana.

Ele recebeu o certificado de destaque TOP 5 em literatura infanto-juvenil, assinado pela sua editora e publicadora Nereide Santa Rosa, ganhadora do prêmio Jabuti.

Lucas já participou das principais exposições de rua, no Brasil e no exterior, como Egg Parade, Cow Parade e Elephant Parade, Football Parade, Ear Parade, Vitruvian Parade e recentemente Art of Love.

“Minha arte é intensa e meu objetivo é transmitir vida e alegria. Meu sonho é seguir neste caminho e mostrar minhas artes ao mundo, a arte pode ter uma influência muito profunda e única na vida de qualquer pessoa”, contou.

Diagnosticado com autismo, ele encara sua arte como um trabalho que pode transformar muito mais do que sua própria vida, trazendo independência e reconhecimento. “Minha arte pode ajudar pessoas e tenho visto isso através de relacionamentos e conversas em cada exposição ou mesmo contatos virtuais com pessoas que apreciam meu trabalho”.

Talento

Lucas começou a desenhar com 9 anos, desenvolvendo sua técnica de listras coloridas, sempre com muita cor. Aos 11 anos, já havia feito uma coleção com 30 cadernos e seus pais o incentivaram a desenvolver seus desenhos em telas. “Nas telas reconheci no meu trabalho uma chance de ir mais longe e, logo, fiz minha primeira exposição com 30 quadros, todos vendidos em poucas horas”, lembra.

Projetos futuros

“Estou me preparando para uma nova exposição individual, também irei participar de uma conferência sobre arte e autismo agora em setembro, e em novembro de um evento em Miami”, comentou. “Este é meu sonho, mostrar que a arte transforma vidas!”, concluiu.