26.8 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Saiba como interpretar o tema da redação da prova do Enem

Publicidade • Anuncie Aqui

Neste domingo (13), acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um dos assuntos mais abordados da avaliação é a redação, já que a boa elaboração do texto garante ao candidato uma nota que tem muito peso sobre a prova.

De acordo com o professor de redação e filosofia Fernando Andrade, do Estratégia Vestibulares, curso on-line preparatório para provas vestibulares e Enem, há alguns passos a serem seguidos na preparação da redação do Exame. Confira abaixo as orientações do professor.

Proposta do tema
A proposta do tema da redação aparece logo após os textos motivadores e apresenta uma situação-problema, que deve servir de reflexão para o aluno. “Observe com muita atenção a proposta, porque geralmente é um assunto geral ou um recorte. No ano anterior, o tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O tema geral era “registro civil” e o recorte “invisibilidade social”, por exemplo”, disse Fernando.

Como interpretar
Segundo o especialista, o foco para fazer a interpretação adequada do tema é conseguir identificar corretamente o assunto geral e o recorte proposto pela banca. “A identificação errada pode causar a fuga do tema”.

Interpretação correta do texto
“É preciso ler os textos motivadores com atenção, grifar as palavras importantes e buscar sinônimos para elas, a fim evitar a repetição ao longo do texto, estas são boas estratégias”, orientou Fernando. Além disso, iniciar o texto com um argumento que tenha relação ao tema central é fundamental e mostra ao corretor a conexão com o assunto proposto.

 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também