22.5 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024

Ecobags recolhem lixo eletrônico em escolas e CRAS até a quinta-feira (6)

Todo lixo eletrônico coletado será enviado à Cooperyara, onde será ecologicamente destinado (Foto: Secom Barueri)

Ao menos 20 ecobags destinadas exclusivamente ao descarte de lixo eletrônico, distribuídas em pontos estratégicos de Barueri, receberão o material até quinta-feira (6). A ação ilustra o “Dia Municipal de Valorização da Coleta Seletiva e Reciclagem”, celebrado em 2 de setembro.

Quem tiver aparelhos eletroeletrônicos em desuso pode deixá-los em qualquer uma das ecobags disponibilizadas pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). Todo lixo eletrônico coletado será enviado à Cooperyara – cooperativa formada por ex-catadores de lixo de Barueri -, onde será ecologicamente destinado.

Endereços 
Nesta semana, há ecobags nas nove unidades escolares da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), nas cinco unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em três escolas da rede municipal (Emeief Engenheiro Yojiro Takaoka, Emef Professora Elvira Lefevre Salles Nemer e Emef Professora Maria Elisa B. C. Chaluppe) e na Escola Internacional de Alphaville.

Lei

A data foi instituída em 2017 por meio da lei 2.542 (que pode ser acessada na íntegra neste link), na qual garante-se o desenvolvimento de “ações tendentes à valorização da coleta seletiva e reciclagem, com amparo nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, especialmente na prevenção e na precaução, no desenvolvimento sustentável, na cooperação entre as diferentes esferas do poder público, do setor empresarial e demais segmentos da sociedade, no respeito às diversidades locais e regionais e no direito da sociedade à informação e ao controle social”.

 

Temp