30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Com investimentos em tecnologia, Barueri avança em índice de educação

Publicidade • Anuncie Aqui

Em 2019, cidade alcançou 5,1 pontos, ficando acima da média nacional

Na última semana, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2019, que  capta as oportunidades educacionais ofertadas nas cidades e estados brasileiros para garantir o sucesso na área, revelou um dado preocupante: 24% dos 4.909 municípios avaliados não conseguiram avançar em relação as edições anteriores. O levantamento, realizado pelo Comunidade Educativa CEDAC, acontece a cada dois anos.

O índice, criado em 2015 por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Fabiana de Felicio, ex-diretora de estudos educacionais do Inep, considera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outras variáveis de acesso, como vagas em creche e pré-escola.

Barueri vem na contramão dos dados do país e avançou no índice. Este ano, a cidade conquistou uma pontuação de 5,1, 0,2 pontos a mais do que no ano retrasado. O município ainda ficou acima da média nacional de 4,7.

Entre as oito cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), ou seja, Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Cotia e Pirapora do Bom Jesus, o município barueriense é um dos que tiveram o melhor resultado na região.

“Não estou fazendo sozinho o trabalho na educação. Os professores da rede abraçaram esta causa e estão entusiasmados em promover a melhor educação. Estamos fazendo um esforço muito grande”, contou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan.

Tecnologia

Não é de hoje que Barueri vem investindo em tecnologia nas salas de aula e se tornando referência no assunto. Prova disso é que a cidade foi a primeira do Brasil a implantar o Google for Education. Por meio de Chromebooks e outros equipamentos tecnológicos, os educadores têm a possibilidade de manter o aprendizado personalizado, e os alunos ganham mais tempo para aprender.

“Estamos adquirindo novos chromebooks e tem ainda as lousas eletrônicas e aparelhos para videoconferência. Nossos alunos têm tudo para ter acesso a tecnologia”, disse o prefeito. Hoje cerca de 50 mil alunos da rede de ensino são beneficiados com os equipamentos.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também