18.1 C
Tamboré
sexta-feira, 21 junho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri recebe a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (8)

Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri recebe neste sábado (8) a Etapa Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma olimpíada científica destinada a estudantes do ensino fundamental ao médio. A etapa faz parte da Modalidade Prática da Olimpíada, onde equipes formadas por estudantes do ensino fundamental e médio devem montar e programar robôs capazes de realizar o resgate de vítimas em um cenário de desastre, em um ambiente simulado. A etapa regional acontece na sede da Secretaria Municipal de Barueri, na Rua Cabo Maria Schiavelli, 125, Jardim Tupanci, das 8h às 18h. A primeira rodada acontece às 10h. A entrada é gratuita à comunidade. 

Cerca de 60 equipes divididas em dois níveis escolares participarão da etapa regional na cidade, sendo um nível é voltado aos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o outro aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio ou técnico.

A etapa regional é organizada em parceria com a Secretaria de Educação de Barueri, Assinco Concursos e Orange Maker Tecnologias Educacionais e Editora. “Esta será a primeira Etapa Regional de São Paulo neste ano, que é o estado com o maior número de inscrições no Brasil. No total, são mais de 12 mil alunos concorrendo em todo o país. As etapas regionais e estaduais são uma ótima oportunidade para os alunos interagirem com outros, aprender com os robôs e estratégias das equipes, e assim aprimorar seus conhecimentos e capacidades.” conta Anderson Rovaris Vieira, representante da OBR na cidade.

Como funciona a competição

As equipes competidoras são compostas por, no máximo, quatro estudantes cada e estão divididas em três níveis: o nível 0 e 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos do ensino fundamental, médio e técnico. Cada nível possui um grau de dificuldade a ser enfrentado pelos competidores. No nível 0 e 1, há uma simulação de resgate e o robô competidor precisa encontrar uma vítima, superando várias adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima durante a simulação, o robô deve resgatá-la, passando também por diversos obstáculos e cruzamentos. Cada nível conta com três rodadas de disputa nas categorias fácil, médio e difícil. Em Barueri, somente equipes do nível 01 e 02 irão participar.

Em todo o Estado de São Paulo, acontecerão sete etapas regionais da OBR, com 583 equipes. Os melhores classificados nas regionais irão disputar a etapa Estadual no dia 17 de agosto, nas dependências do Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo. Os primeiros colocados garantem uma vaga na final nacional, que será realizada de 11 a 17 de novembro, em Goiânia/GO. A Olimpíada Brasileira de Robótica conta com o patrocínio do CNPQ, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Governo Federal.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica destinada a estudantes do ensino fundamental ao médio. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o país.

A olimpíada possui duas modalidades: Prática e Teórica. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e as provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil. Mais de 160 mil alunos de todo o país se inscreveram na última edição da OBR.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também