23.6 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Pela 1ª vez, alunos de escolas municipais de Barueri disputam final da Olimpíada de Robótica

Publicidade • Anuncie Aqui

Pela primeira vez, alunos da rede municipal de ensino de Barueri disputam a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O quarteto Pedro Henrique Pinheiro e Davi Nogueira Silva, 5º ano, da Emef Prefeito Nestor de Camargo (Jardim Mutinga), Nicollas Silvio Martins de Paula e Kevin Ruan Rodrigues do Santos, 7º e 8º anos, da Emef Rita de Jesus (Parque Imperial), compõe a equipe “Mega Maker”.

Eles participaram, no último dia 5, da final (simulação) da OBR na Modalidade Prática Virtual (Nível 1), Categoria Programação.

A outra equipe de Barueri, “Capivaras Maker”, Nível 2, é formada pelos alunos do 9º ano: Bryan Abreu de Amorim, da Emef Prefeito Nestor de Camargo, e Kayky Aráujo Costa, da Emef Rita de Jesus. Os seis estudantes finalistas são frequentadores do projeto Sala Maker.

As últimas apresentações deles ocorreram no dia 4, no QG da Emef Profª Marlene Pereira Santiago, no Parque Imperial. Os resultados serão divulgados na cerimônia de premiação que acontecerá na quinta-feira, 12 de outubro (feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil).

Organizado pela OBR, o evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em Barueri, a olimpíada é realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de TI (Tecnologia da Informação).

Ensino promissor

A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década, segundo a prefeitura. O assunto tem despertado o interesse dos alunos. “No curso, aprendi a programar para fazer funcionar objetos como: alarme, carrinho, piano, cofres, detector de chuva e regador automático de plantas”, explicou o estudante Bryan Abreu de Amorim, de 15 anos.

Para Bryan, representar Barueri mostra que o município merece o título de Cidade Inteligente. “Tive dois meses para participar do projeto, fiz tudo que foi pedido e ensinado com excelência, e consegui chegar à final. É uma alegria muito grande fazer o que a gente gosta. Uma grande conquista”, celebrou o aluno que espera ser vencedor da competição. “Estou otimista, pois tivemos um grande desempenho, esforço e auxílio dos professores”, ressaltou.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também