16.9 C
Tamboré
domingo, 14 julho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Ensinando as crianças a proteger o planeta

Publicidade • Anuncie Aqui

Em um período marcado por mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição e desastres naturais, a urgência da preservação ambiental nunca se fez tão evidente. Neste cenário, a educação sustentável vem ganhando espaço no currículo escolar como ferramenta para formar cidadãos conscientes, engajados e responsáveis. O Elite Rede de Ensino, por exemplo, está desenvolvendo uma série de projetos na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, com o tema “Construindo um mundo melhor e um planeta bem cuidado”, alinhado às metas da Agenda 2030 e do G20.

Os projetos são desenvolvidos em sala de aula e no pátio da escola, com o auxílio de atividades gamificadas, músicas e livros paradidáticos que abordam temas como a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Além de serem incentivadas a praticar hábitos saudáveis, a realizarem atividades de escutar e sentir a natureza, a participar de cirandas de leituras que promovem o cuidado com a natureza e de projetos artísticos. A partir dessas e outras atividades, os estudantes são constantemente impulsionados para uma reflexão crítica sobre seu papel na construção de um futuro sustentável e justo. 

“O objetivo de uma educação sustentável é inspirar os alunos a verem a natureza como um lar. As boas práticas das crianças podem também influenciar suas famílias. Por isso, quando ensinamos sobre sustentabilidade procuramos incentivar ações concretas, que eles possam replicar em outros locais de seu convívio. É gratificante ver as crianças adotando boas práticas e cuidando com tanto carinho do planeta”, afirma Mariana Lacombe, supervisora do Ensino Infantil e Fundamental anos iniciais do Elite Rede de Ensino.

O investimento na educação ambiental das novas gerações possibilita a preservação do planeta, contribuindo para diminuir os incidentes de desastres naturais. Com as crianças de hoje bem preparadas, podemos esperar um amanhã no qual a sustentabilidade seja a norma e não a exceção.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também