22.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Projeto enfrenta abandono escolar na rede municipal

Publicidade • Anuncie Aqui

O número de crianças matriculadas no ensino fundamental em todo o país diminuiu quase 2% nos últimos dois anos. De acordo com os dados do Censo Escolar de 2017, cerca de 12.019 milhões de crianças estavam cursando a educação básica no ano passado, enquanto em 2016 o número era de 12.249 milhões. Os números deixam evidente um dos grandes problemas da educação: a evasão escolar.

Para o Ministério da Educação, a ausência nas aulas é um dos primeiros indícios que ocasionam o abandono escolar. Ciente disso, a Prefeitura de Barueri está aplicando, desde o início do ano, nas escolas municipais o projeto “Quem Faz Falta”, que incentiva a frequência dos estudantes nas escolas.

A ação consiste na produção de grandes painéis, que conscientizam tanto as crianças como os seus pais, sobre a importância da assiduidade, além do acompanhamento pelos gestores da vida escolar dos alunos. “Quando identificamos as faltas, ligamos para os pais ou visitamos as casas dos alunos faltantes. Após isso, a gente monta um trabalho especial para que os estudantes se sintam acolhidos e queridos pelos colegas, professores e gestores da escola”, explica a orientadora Valéria Silva Martins, da Emef Fioravante Barletta.

Outras ações

A administração municipal informa que as gestões escolares adotam também outras medidas para evitar as faltas, como por exemplo, a criação de atividades pedagógicas que vão ao encontro dos interesses dos estudantes. O objetivo é promover o entrosamento das crianças com o ambiente escolar. Porém, quando é constatado a ausência em pelo menos 20% nas aulas, o Conselho Tutelar é acionado.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também