17.2 C
Tamboré
quinta-feira, 18 abril 2024
Home Educação Fuvest: inscrições vão até 11 de setembro

Fuvest: inscrições vão até 11 de setembro

0
Fuvest: inscrições vão até 11 de setembro
Os interessados devem se inscrever pelo site www.fuvest.com.br e pagar a taxa de R$170.

As inscrições para o vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, começaram na última semana e vão até o dia 11 de setembro. Os interessados devem se inscrever pelo site www.fuvest.com.br e pagar a taxa de R$170.
Na edição 2018, a Fuvest oferece 8.402 vagas para os cursos da Universidade de São Paulo. Os cursos se localizam nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 8.734 vagas, houve queda de 6%, que pode ser explicada pela adesão de novos cursos ao SISU (Sistema de Seleção Unificada), que utilizará a nota do Enem para o ingresso de alunos no nível superior em 2.745 vagas.

Cotas no vestibular
Uma novidade na edição desse ano é a adesão da política de cotas sociais e raciais no vestibular, aprovada recentemente pelo Conselho Universitário da USP. Das 8 mil vagas, 37% serão reservadas para alunos de escola pública, e, dentro desse número, será destinada quantidade exclusiva para negros, pardos e indígenas. Em 2019, o número reservado deverá subir para 40% e seguir aumentando gradualmente até atingir 50% em 2021.
Estudantes que terminaram ou ainda estão cursando o ensino médio em escolas públicas têm direito a um acréscimo na nota de 12%. Caso tenha cursado também o ensino fundamental em escola pública, o bônus é de 15%. Para recebê-lo, durante a inscrição o aluno deverá escolher a opção Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp).
O vestibular é composto por duas fases. A primeira será realizada no dia 26 de novembro e terá 90 questões de biologia, química, física, geografia, história, matemática, português e inglês. Os locais e o horário das provas serão divulgados posteriormente na área do candidato da Fuvest.


2ª etapa

Os aprovados na primeira fase farão a segunda e última etapa entre o dia 7 a 9 de janeiro. No primeiro dia, serão dez questões discursivas de português e literatura, no segundo dezesseis questões de biologia, física, química, matemática, história e geografia além da redação. No terceiro e última dia serão aplicadas as provas específicas de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. A previsão de divulgação do resultado é em 2 de fevereiro de 2018.