30.7 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Home Economia Mutirão nacional para negociar dívidas vai até o fim deste mês

Mutirão nacional para negociar dívidas vai até o fim deste mês

0
Mutirão nacional para negociar dívidas vai até o fim deste mês
A iniciativa ajuda os consumidores a renegociarem débitos com bancos (Freepik)

Até o fim de novembro, será realizado o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Febraban, o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procon, tem como objetivo ajudar consumidores a renegociarem seus débitos com bancos.

A campanha é destinada para pessoas físicas com dívidas que não possuam bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos.

“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Segundo a Febraban, o volume de contratos em atraso repactuados na pandemia entre 2020 e 2022 chegou a 22 milhões, contabilizando R$ 1,1 trilhão em saldo negociado.

Na página do Mutirão, o consumidor encontrará informações sobre como evitar o superendividamento, além de ter acesso rápido a buscas por ajuda em órgãos de proteção do consumidor.