20.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri é o 17° município com maior participação no Produto Interno Bruto, aponta IBGE

Publicidade • Anuncie Aqui

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 15, com relação ao período entre 2020 e 2021, Barueri é o 17° município com o maior ganho de de participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O valor arrecadado pela cidade é de R$58.027.667, o que representa 0,64% do PIB.

As cinco primeiras colocações ficaram com Maricá (RJ), com crescimento de 0,5 ponto percentual; Saquarema (RJ), +0,3 ponto percentual; Niterói (RJ), com +0,2 ponto percentual; São Sebastião (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ), ambos com +0,1 ponto percentual.

Já as cinco quedas de participação mais intensas foram de São Paulo (SP), com perda de participação de 0,6 ponto percentual; Rio de Janeiro (RJ), -0,4 ponto percentual; Brasília (DF), -0,3 ponto percentual; Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), ambos com -0,1 ponto percentual. 

Segundo o analista de Contas Regionais do IBGE, Luiz Antonio de Sá,”os resultados expressam uma recuperação econômica das capitais e outras agregações com maior participação no PIB brasileiro que, por terem como atividade principal os serviços presenciais, foram fortemente afetadas pela pandemia de COVID-19. No entanto, apesar do aumento nominal desse grupo de municípios em 2021, a participação deles no PIB ainda está aquém do patamar de 2019”, explicou.

Potência empresarial

Barueri possui mais de 47 mil empresas, de acordo com a prefeitura. A cidade é amplamente reconhecida como uma potência econômica do país, abrigando algumas das melhores companhias para se trabalhar, é o que mostra a 9ª edição do Great Place to Work (GPTW) Barueri e Região, que premiou 45 organizações notáveis. 

Entre elas, 20 são de grande porte, 20 de médio porte e cinco de pequeno porte. O McDonald’s, que encabeça a lista, está sediado em Alphaville.

Alíquota

Além disso, Barueri oferece a menor alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços), cerca de 2%, e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) mais baixo da região, segundo a administração municipal. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também