14.7 C
Tamboré
terça-feira, 23 julho 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Cerca de 15% dos brasileiros podem ter cidadania italiana

Publicidade • Anuncie Aqui

No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, um dado surpreende: 30 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes, conforme dados da Embaixada Italiana no Brasil, todos aptos para conseguir a cidadania que dá livre acesso para circular dentro da União Europeia.

Para suprir essa demanda surgiu em 2023 a San Pietro: um escritório especializado em reconhecimento de cidadania italiana com sede em Caxias do Sul (RS) e atendimento em todo território brasileiro. 

Com o lema “cidadania italiana ao seu alcance”, a empresa conduz todo o processo referente à busca pela cidadania, facilitando e estimulando o acesso a esse reconhecimento. O escritório realiza uma consultoria completa, desde a pesquisa dos documentos necessários para o reconhecimento da nacionalidade italiana até a finalização do processo, onde os clientes estarão aptos para emitir o tão sonhado passaporte italiano. Também é um compromisso da empresa integrar o cliente à vida italiana, auxiliando os clientes que chegam para residir em solo italiano.

De acordo com a gerente administrativa, Celania Dall’Agnol, há três maneiras de conquistar a cidadania italiana, cada uma com suas particularidades. Entre elas está a Consular, que pode levar até 10 anos para sua finalização; a Administrativa, que leva de 60 a 120 dias e onde o requerente deve residir por um período na Itália; e a Judicial, a mais utilizada por conta de seu custo-benefício, com período de seis meses até dois anos para reconhecimento da cidadania. “Conduzimos o cliente de maneira ampla durante todo o processo, até ele ter sua cidadania em mãos, oferecendo suporte até nos mais pequenos detalhes, com acompanhamento constante e próximo”, resume. 

Ainda, o valor dos processos é diferenciado em cada caso, sendo possível agregar diversos requerentes a um mesmo pedido, por exemplo. “O mais importante é entender que a cidadania italiana é acessível a todos”, aponta Celania. A análise inicial é gratuita, onde a empresa questiona o requerente e, a partir desse atendimento, verifica-se a possibilidade de dar andamento à cidadania. 

A San Pietro teve início com escritórios diretamente na Itália, com presença em Bologna, Roma, Milano e Vicenza. Em 2023, surgiu a necessidade de abrir um espaço também no Brasil, por conta do crescimento nas demandas. Até o momento, a empresa conduziu mais de 4.500 processos de cidadania com êxito. Atualmente, conta com 37 funcionários, entre administração, pesquisa, departamento jurídico e genealogia, entre outros profissionais, além dos colaboradores na Itália.

O nome escolhido para a empresa homenageia São Pedro, símbolo religioso considerado pedra fundamental da Igreja Católica, fazendo relação com a espiritualidade da família fundadora da empresa e, também, à religião mais popular entre os italianos e os imigrantes que chegaram à região. 

A San Pietro também presta assessoria para alcance da cidadania de outros países, como Portugal, por exemplo.

 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também