O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, conforme anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira (22). Com isso, o longa iguala o recorde de indicações alcançado por “Cidade de Deus” na edição de 2004.
A produção concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator — com Wagner Moura — e melhor direção de elenco. A cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien, repetindo a função exercida na edição anterior.
“O Agente Secreto” é ambientado em 1977 e acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um professor que deixa São Paulo após receber ameaças e se muda para o Recife, onde tenta reencontrar o filho. A narrativa se passa durante o período da ditadura militar e acompanha a trajetória do personagem na capital pernambucana.
Na edição do Oscar de 2025, o Brasil venceu pela primeira vez a estatueta de melhor filme internacional, com “Ainda Estou Aqui”. Até então, o maior destaque brasileiro na premiação havia sido “Cidade de Deus”, indicado em quatro categorias em 2004: melhor direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), montagem (Daniel Rezende) e fotografia (César Charlone).




