Complexo cultural com assinatura de Ruy Ohtake começa a ser erguido nos próximos dias

Prefeito Furlan, Secretários de Obras, de Cultura, e o arquiteto Ruy Ohtake, em reunião quinzenal (Foto: Divulgação Secom Barueri)

Após a conclusão dos trabalhos de terraplanagem, deve ser iniciada, nos próximos dias, a construção da estrutura da Praça das Artes, novo complexo cultural de Barueri, que promete ser o cartão postal da cidade. O equipamento está sendo erguido no quarteirão onde ficava o Teatro Municipal de Barueri (Rua Ministro Raphael de Barros, 255), demolido há alguns meses.

Quinzenalmente, o arquiteto responsável pelo projeto, Ruy Ohtake, o prefeito Rubens Furlan, o secretário de Obras, Roberto Piteri e o secretário de Cultura do município, Jean Gaspar, se reúnem para tratar do andamento da obra. Na terça-feira (13), houve um desses encontros.

A Praça das Artes ficará em um terreno de 12.098,28 metros quadrados e terá área construída de 20.807,41 metros quadrados. Entre os ambientes, estão inclusos dois palcos para ensaio, fosso para orquestra de 50 músicos, salas de teatro, dança e de aulas para as oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos, além de música e artesanato.

Março de 2020

A expectativa é de que, após a conclusão da Praça, prevista para março de 2020, o número de alunos inscritos nas oficinas promovidas pela Secretaria de Cultura aumente para mais de 10 mil. Atualmente, 3.800 alunos são atendidos.

O equipamento será responsável por receber as principais atividades culturais, ampliando o público ao inserir de forma mais efetiva Barueri na rota de Cultura do Estado. Segundo o secretário, “há ainda um estudo para a ampliação dos cursos das oficinas, que atualmente têm 34 opções”, concluiu.

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livreFoto do local com perspectiva aplicada do projeto a ser implantado