18.8 C
Tamboré
terça-feira, 21 maio 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Após reformas, Museu do Ipiranga reabre com entrada gratuita até 6 de novembro

Publicidade • Anuncie Aqui

Depois de nove anos fechado para visitação, por conta de reformas, o Museu do Ipiranga da USP reabriu para o público, em 8 de setembro, como um dos mais completos e modernos museus da América Latina.

Agora, o Museu tem sua metragem construída dobrada e área expositiva triplicada. A expectativa é de que o local passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

Até o dia 6 de novembro, o Museu disponibiliza lote semanal de ingressos gratuitos toda sexta-feira, a partir das 10h, mediante agendamento no site ou pela plataforma Sympla.

O funcionamento é de terça a domingo, das 11h às 17h, e no mês de setembro, seguirá em esquema de soft opening, com cerca de mil visitantes por dia. Há bicicletário e estacionamento para público com deficiência. O Jardim Francês tem entrada livre, das 11h às 20h.

Exposições

O público poderá conferir 12 exposições, sendo 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, “Memórias da Independência”, estará aberta por quatro meses a partir de novembro.

No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial.

As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.

Serviço:

Museu do Ipiranga

Endereço: Rua dos Patriotas, nº 20

Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 17h.

Ingressos gratuitos (até 6 de novembro, limite de 8 bilhetes por CPF): Lote semanal de ingressos toda sexta-feira, às 10h, no site ou na plataforma Sympla. Entrada apenas mediante agendamento prévio.

Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não precisam de ingressos.

É necessária a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também