31 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri ‘certifica’ estabelecimentos que cumprem normas de acessibilidade

Publicidade • Anuncie Aqui

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) de Barueri certificou os estabelecimentos da cidade que cumprem as regras de acessibilidade. Os locais receberam selos, que são válidos por dois anos; renovável por solicitação do comércio, que também pode pedir uma visita técnica gratuita na SDPD.

A CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade), composta por servidores da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de outras secretarias municipais, analisa se os locais oferecem itens como rampas de acesso, portas largas de banheiros que permitem a entrada de cadeirantes; banheiros adaptados com barras de apoio nos lavatórios; torneiras que funcionam à base de toque, luzes com acendimento automático; vasos sanitários mais altos; cardápios em braile e funcionários que se comunicam pela Libras (Linguagem Brasileira de Sinais); entre outros recursos facilitadores.

“Queremos que os empresários se conscientizem que as pessoas com deficiência também são consumidoras e que merecem um tratamento igual ao dos demais frequentadores. Se eles estiverem acompanhados, o público consumidor aumenta”, revela Solange Martiliano Lança, presidente da CPA e diretora do Departamento de Tecnologia Assistiva, da SDPD.

Legislação

Em 14 de outubro de 2022, foi sancionada a Lei 2.964, que cria o Selo de Acessibilidade Arquitetônica e Comunicacional destinado a estabelecimentos públicos e privados que proporcionem atendimento prioritário e condições de acessibilidade e de comunicação a pessoas com deficiência.

De acordo com a legislação, os locais que cumprem as normas e possuam equipamentos que facilitem a entrada e a locomoção de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida vão somando pontos que são transformados em selos, de diferentes categorias: bronze (de 40% a 60% dos itens); prata (de 61% a 80%) e ouro (superior a 80%).

Certificados

A comerciante Andrea Gomes da Silva, sócia da Padaria Flor do Belval, localizada no bairro Jardim Belval, foi a primeira contemplada, em setembro de 2023 com o Selo na categoria Bronze.

“Tínhamos um cliente cadeirante muito querido, que almoçava aqui todos os dias. Nem me preocupei com o quanto iria gastar. Solicitei a visita técnica da SDPD e construí a rampa e adaptei o banheiro. Fiz de coração mesmo”, conta Andrea.

Fabrício Dorado, proprietário do Container Pub que fica na região Central, em novembro deste ano, recebeu o Selo de Acessibilidade na mesma categoria.

“Meu estabelecimento é plano e tem entrada ampla e rampas, não só na entrada, como também nos acessos aos demais ambientes do bar, além um banheiro adaptado. Não gastei quase nada para que um universo maior de pessoas consiga frequentar aqui”, declara. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também