28.5 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Programa sobre prevenção de acidentes visita rede de ensino infantil de Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

Até o final do mês de maio, 10 escolas da cidade terão recebido o “Programa Defesa Civil na Escola”, uma iniciativa da Prefeitura de Barueri, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com o apoio da Secretaria de Educação.

Pelo projeto, alunos da rede municipal de ensino de ensino infantil, entre 4 e 5 anos de idade, têm acesso a informações de forma lúdica e divertida sobre prevenção de acidentes. Nos dias 24, 25 e 26 de abril, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Vereadora Elisabet Titto, localizada no Jardim Belval, foram os primeiros beneficiados. A Defesa Civil é ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).

Com músicas, vídeos, encenações teatrais e ilustrações, a criançada receberá orientações da “Tia Civil”, personagem encenada pela chefe do Departamento de Gestão de Risco e Desastres, Fabiana Queiroz Aquino. Destaques para os cuidados ao atravessar a rua com segurança, a importância de não jogar lixo nas vias porque entope bueiros e pode causar enchentes, não brincar na água suja e também na cozinha de casa, um dos lugares perigosos para as crianças, e onde se abrigar de forma segura nos dias de chuva, por exemplo.

Perigos

Na EMEIEF, a “Tia Civil” aproveitou ainda para simular que um dos alunos era um super-herói. Assim, lembrou os pequeninos sobre os perigos de correr nas escadas e de se pendurar nas janelas, pois eles não voam como o super-herói e podem cair e se machucar.

“É muito importante levar essa conscientização desde a educação infantil. As crianças captam as informações rapidamente e são agentes multiplicadores. O que aprendem levam para casa e informam os pais sobre a importância da prevenção de acidentes. Um dos cuidados que temos também é que memorizem o número do telefone da Defesa Civil – 199 – e liguem no lugar certo. Parece que gravaram”, destacou Fabiana.

No final da palestra, o “Tom”, mascote da Defesa Civil, apareceu para saber se realmente a criançada aprendeu tudo que a “Tia Civil” explicou. As crianças, em uma única voz, lembraram o telefone da Defesa Civil.

Serviços

Os telefones para ligar em casos de urgência e emergência são: Emergência – 199 Resgate Municipal, 193 Corpo de Bombeiros, 192 Serviço de Ambulância; Desastres – 199 Defesa Civil e
193 Corpo de Bombeiros; Segurança Pública – 153 Guarda Municipal e Guarda Ambiental e 190 Polícia Militar. Denúncias podem ser acionadas pelo 100 Direitos Humanos e o 181 para Denúncias Criminais.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também