30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Prefeitura de Barueri coloca Plano Preventivo Chuvas de Verão em operação

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri já iniciou as ações relativas ao PPCV (Plano Preventivo Chuvas de Verão 2023 / 2024). O Plano é coordenado pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), por meio da Defesa Civil. O objetivo é unir diversos setores municipais para garantir a prevenção e minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas.

A operacionalização do Plano se baseia em três pontos principais: monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observação de campo.

O Plano Preventivo Chuvas de Verão obedece ao decreto 9.672, de 21 de outubro de 2022, que vigora no período de 1º de novembro a 31 de março do ano subsequente, com possibilidade de prorrogação conforme situação meteorológica de risco.

O período foi delimitado com base na incidência das chamadas chuvas de verão, quando aumenta consideravelmente a vazão pluvial e, consequentemente, o risco de enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas no município.

Monitoramento

“O PPCV é o instrumento pelo qual os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, estabelecem critérios para o monitoramento das condições meteorológicas, prevenção e respostas a desastres em decorrência das precipitações pluviométricas na cidade de Barueri”, ressaltou a Defesa Civil.

O major Robson Dias Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil de Barueri, explica que “através de critérios técnicos predefinidos são emitidos alertas para os munícipes e para ativação dos órgãos que compõem o Plano. Com isso, são adotadas ações visando mitigar os riscos e minimizar os danos”.

Decretação de estados críticos

De acordo com o índice pluviométrico são emitidos estados de criticidade das ocorrências, para alertar a população, envolvendo enchentes, alagamentos e inundações.

O estado de “Observação” se mantém durante todo o período de vigência do Plano. O estado de “Atenção” entra em vigor a partir de potenciais ocorrências, como quando há chuvas em curso.

Já o estado de “Alerta” ocorre diante da iminência de transbordamento de rios e córregos, quando surgem as primeiras ocorrências. Por fim, o “Alerta Máximo” corresponde às ocorrências generalizadas ou de grandes proporções.

Com relação aos deslizamentos, os estados críticos obedecem a seguinte ordem:
– “Observação”: durante todo o período de vigência;
– “Atenção”: acumulado de chuvas superior a 50mm em 72 horas;
– “Alerta”: a partir do registro das primeiras ocorrências;
– “Alerta Máximo”: ocorrências generalizadas e / ou de grandes proporções.

Alerta

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também