A Enel Distribuição São Paulo inicia nesta quinta-feira (16) força-tarefa para retirada de cabos de telecomunicações irregulares instalados em postes no município de Barueri. A operação percorrerá 24 vias da cidade até o início de junho.
A iniciativa tem como objetivo reduzir riscos à população, melhorar a organização da infraestrutura urbana e diminuir a poluição visual causada pelo excesso de fios nos postes, além de garantir a continuidade do serviço de energia elétrica.
Realizada em alinhamento com a Prefeitura de Barueri, a ação envolve equipes técnicas da distribuidora responsáveis pela fiscalização da ocupação dos postes.
As equipes atuarão em diferentes regiões de Barueri, incluindo áreas como Alphaville, Tamboré, Jardim Belval e Jardim Silveira. Entre as principais vias contempladas estão: Alameda Araguaia; Estrada Doutor Cícero Borges de Morais; Avenida Doutor Dib Sauaia Neto; Estrada Doutor Yojiro Takaoka; Estrada dos Romeiros; Avenida Tucunaré; Avenida Cachoeira; Avenida Tamboré; Alameda Rio Negro; Avenida Aníbal Correia; Avenida Henrique Gonçalves Baptista; Avenida Prefeito João Villa-Lobos Quero; Avenida Piracema; Estrada das Pitas e Alameda Tocantins (confira todas as vias na tabela abaixo).
Remoção de cabos sem autorização
Durante a limpeza dos postes, são removidos cabos de telecomunicações instalados sem autorização da concessionária, sem identificação ou que ofereçam risco para a população. As empresas de telecomunicações que possuem contratos regulares com a distribuidora são previamente notificadas e convidadas a acompanhar as ações para realizar o reordenamento de suas redes.
De acordo com as Resoluções Conjuntas nº 004/2014 da Aneel e Anatel e a Resolução Normativa Aneel nº 1.044/2022, cabe às operadoras de telecomunicações manter seus cabos devidamente identificados e organizados, seguindo os padrões técnicos estabelecidos para o compartilhamento da infraestrutura de postes.
Ações intensificadas
Em toda área de concessão, a Enel Distribuição São Paulo intensificou as ações de ordenamento da rede em 2025. No período, foram retiradas 75,9 toneladas de cabos irregulares, volume 631% maior que o registrado em 2024.
Entre os principais resultados do ano estão 76.041 postes regularizados (+112%); 20.380 postes fiscalizados (+212%) e 2.614 notificações enviadas a empresas de telecomunicações.





