18.1 C
Tamboré
sábado, 9 agosto 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Dia dos Pais: Como Luis Luppa transformou o cuidado com o autismo em Barueri por amor ao filho

Publicidade • Anuncie Aqui

O mês em que se celebra o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para ampliar o olhar sobre a paternidade e reconhecer a força silenciosa dos pais atípicos. Segundo levantamentos recentes, eles representam uma parte considerável da população. São homens que, ao receberem diagnósticos como o de autismo dos filhos, muitas vezes se tornam especialistas por amor, gestores por necessidade e verdadeiros agentes de transformação social.

Um exemplo é o de Luis Carlos Luppa, pai atípico e fundador do Próximo Degrau, um centro de referência localizado em Alphaville, Barueri, que atende crianças e adolescentes com transtornos globais do desenvolvimento de alta complexidade, especialmente o autismo, além de T21 (Síndrome de Down), TOD, TDAH, entre outros.

Pioneiro em reunir dez especialidades no mesmo local, o Próximo Degrau foi criado a partir da urgência de cuidar e do amor de um pai. “Mateus foi diagnosticado com 2 anos e meio. Buscamos tantas soluções, em escolas, clínicas, mas a logística para os atendimentos com fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas era muito difícil”, relata Luppa.

Clínica usa ciência ABA

m 2015, a família se mudou para os Estados Unidos, onde Mateus teve acesso a um Centro de Terapia Avançada. Porém, ao retornarem ao Brasil, as dificuldades voltaram. “Foi aí que nasceu a iniciativa do Próximo Degrau, com protocolos internacionais, ciência ABA e todas as especialidades reunidas no mesmo local”, conta Luppa. Hoje, o Próximo Degrau já se transformou em uma rede.

No primeiro semestre de 2025, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados do Censo 2022 que, pela primeira vez, incluíram informações sobre o autismo no país. O levantamento revelou que existem 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil, o que corresponde a aproximadamente 1,2% da população.

Relatório do CDC (2025) indica 1 em cada 31 crianças nos EUA com autismo. Projeção similar no Brasil sugere 6,9 milhões de autistas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.proximodegrau.com.br

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também

error: Conteúdo Protegido.