25 C
Tamboré
sexta-feira, 16 maio 2025
Publicidade • Anuncie Aqui

Obras das novas pontes sobre o Rio Tietê avançam em Barueri, afirma CCR ViaOeste

Publicidade • Anuncie Aqui

As novas pontes paralelas à Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê, estão transformando a mobilidade e o cenário urbano de Barueri, segundo a CCR ViaOeste, responsável pelas obras. As intervenções fazem parte do projeto de implantação das novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280). A obra se destaca pelo segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em área urbana, com 170 metros de extensão e 40 metros de altura.

O projeto de ampliação das pistas marginais entre os quilômetros 23 e 27 da Castello Branco, além da remodelação dos trevos de Alphaville e Barueri, deve ser concluído em dezembro de 2026, um ano além do prazo inicial, que era 2025. Apesar disso, a concessionária diz que, atualmente, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A obra encontra-se na fase de avanço da armação, forma e concretagem das aduelas dos quatro grandes apoios, com uma média de consumo de 340 m³ de concreto por dia. Simultaneamente, também avançam os trabalhos nos “tramos” em grelha da ponte oeste, onde estão em execução o lançamento das “pré-lajes”, a armação e a concretagem das lajes.

“A construção da Ponte Guilherme de Almeida é um exemplo de superação técnica e trabalho em equipe. Cada etapa concluída reflete o compromisso da CCR ViaOeste em entregar uma infraestrutura de alta qualidade que vai transformar a mobilidade regional e deixar um legado para a sociedade”, afirma Felipe Lellis, Gerente Executivo de Engenharia da CCR ViaOeste

Inovação

A ponte possui uma variação na largura, que inicia com 17,60 metros e se amplia para 22,40 metros, abrigando três faixas de rolamento e um acostamento. Na execução da obra, o concreto é bombeado até o local de aplicação nas aduelas, processo que reflete a eficiência do projeto. Além disso, a iluminação será totalmente em LED, promovendo economia de energia e sustentabilidade, seguindo de elementos de segurança como defensas metálicas, pavimento, sinalização horizontal e vertical, câmeras com AI, barreiras de concreto e telas antiofuscantes.

Benefícios para a mobilidade

A conclusão das novas pontes trará melhorias significativas para a fluidez do tráfego na região de Barueri e arredores. Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. De acordo com a CCR ViaOeste, esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também