20.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri realiza ‘Dia D’ de combate à dengue neste sábado (23), no Parque dos Camargos e no Vale do Sol 

Publicidade • Anuncie Aqui

Com 1.773 notificação de dengue no município, 184 casos confirmados, 1.275 prováveis e 1.091 em investigação, segundo o Painel de Dengue do Estado de SP, de 1º de janeiro até a quarta-feira (20), a Prefeitura de Barueri realiza neste sábado (23) o ‘Dia D’ de Combate à Dengue, que será centralizado no Parque dos Camargos e no Vale do Sol a partir das 8h. As ações ocorrem de acordo com o número de casos positivos da doença que são notificados. A Secretaria de Saúde traça um raio de 200 metros para realizar o trabalho de orientação e a eliminação de criadouros do mosquito.  

Os agentes de saúde do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde, e as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais (SSM) trabalharão em conjunto para orientar os munícipes e identificar e destruir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da Zika, Chikungunya e da febre amarela.  

Além da visita dos agentes de saúde, devidamente identificados com camiseta de combate à dengue e crachá, o mutirão consiste também na retirada de entulhos e cacarecos que estiverem empilhados em frente às residências. A Prefeitura recomenda aos moradores fazerem esse manejo um dia antes da ação, pois a equipe da SSM fará o recolhimento dos inservíveis logo cedo no sábado para proceder com o descarte adequado e seguro.  

Além da ação, haverá também uma caminhada, onde a prefeitura convida a população para participar, com saída a partir das 8h em frente ao Ginásio Esportivo Parque dos Camargos (Alameda Antuérpia, 119). 

Mobilização

A gestão alerta que é fundamental a participação da população para a eliminação dos focos do mosquito da dengue, já que a maioria dos criadouros está dentro das casas, 80% dos casos. A proliferação acontece em lugares como pneus velhos, pratinhos de plantas, tampas de lixo, caixas d’água, dentre outros objetos que acumulam água. Confira dicas para eliminar os criadores e prevenir a doença.  

Cobrir, furar, tampar e emborcar ou guardar em local protegido da chuva os recipientes que possam acumular água; Guardar garrafas, pneus e outros objetos em locais cobertos ou descartar de forma correta e Eliminar ou furar os pratinhos de vasos de plantas são indicações para evitar criadouros nas residências. Limpar as calhas e lajes, fazer reparos ou manter as saídas de água desobstruídas sem folhagens e sujeiras; Tampar os ralos, vasos sanitários e caixas de descarga em desuso e Utilizar repelentes e colocar telas em janelas também são orientações dadas pelo Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ).

Disk denúncia de criadouros

Se você encontrar focos do mosquito da dengue, elimine-o imediatamente, e caso não seja possível, ligue para (11) 4198-5679 ou 4198-0424 de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. De acordo com a gestão, caso apareça sintomas como febre alta, machas vermelhas, dor nas articulações, dor nos olhos e vômito, procure atendimento médico o mais rapidamente possível.  

 

Jaqueline Duarte – 19/03/2024 

Crédito da foto: Lourivaldo Fio/Secom 

Legenda da foto: SSM recolherá cacarecos e inservíveis e agentes da Zoonoses identificarão focos do mosquito 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também