30.2 C
Tamboré
quinta-feira, 29 fevereiro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Prefeitura de Barueri aposta em ampliação de plataforma de georreferenciamento para ‘monitorar’ cidade

Publicidade • Anuncie Aqui

A Prefeitura de Barueri está investindo na ampliação dos serviços oferecidos plataforma de georreferenciamento Geopixel Cidades, que atuando como integradora de outros sistemas do município. A ferramenta já foi implantada na cidade há um ano.

Fernando Leonardi, o CEO da Geopixel, empresa desenvolvedora da plataforma, destaca que o georreferenciamento é a base para uma cidade inteligente. “Desde a implantação do Geopixel Cidades em Barueri, está sendo construída uma base de informações disponível para todas as secretarias do município, que auxilia em questões como regularização fundiária, dados e monitoramento da Defesa Civil para prevenção de riscos, fiscalizações de obras e meio ambiente, planejamento das ações de saúde e educação, entre outros”, explicou.

A Secretaria de Habitação, enquanto gestora do contrato, constituiu o grupo composto pela Defesa Civil e pelas secretarias de Trânsito e Mobilidade, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Finanças e Obras, além do Centro Integrado de Inovação e Tecnologia – CTI, que foram as primeiras a adotar o uso da solução com o objetivo de otimizar e acelerar o processo de regularização fundiária.

“O cuidado com a ocupação do solo é importante e se não tivermos trabalho integrado não conseguimos atingir nossos objetivos. Com a geoespacialização e o cruzamento de informações de outras secretarias temos informações muito mais precisas e seguras para nossa tomada de decisão”, afirmou o secretário de Habitação Gregorio Rodrigues Pontes Maglio.

Habitação

De acordo com a secretária adjunta de habitação, Camila Cristina de Oliveira, a plataforma está sendo essencial nas regularizações de núcleos habitacionais da cidade.

“A Regularização Fundiária Urbana envolve atividades como levantamento topográfico, identificação dos perímetros, arrolamento, visitas a moradores para selagem e cadastro, bem como coleta documental das famílias. Estas ações se tornam muito mais rápidas com o uso do Geopixel Cidades e da versão mobile da plataforma. Além disso, com os dados obtidos através da solução temos mais agilidade para identificar onde estão ocorrendo ocupações irregulares e conseguimos adotar rapidamente medidas junto ao meio ambiente, Defesa Civil e outros órgãos para barrar o crescimento dos núcleos irregulares”, afirma a secretária adjunta.

Arquivo

No primeiro ano de utilização da plataforma, foi realizado um trabalho que deu origem a 32 perfis configurados e mais de 200 camadas de informação entre plantas, quadras de lote, edificações, plano arbóreo, declividade, uso e ocupação do solo, cadastramento de escolas e UBSs e registros de dados de trânsito, além de mais de 20 certidões municipais com emissão integrada na solução. Isso gerou mais de 450 gigas de informação armazenados em ambiente de nuvem com backup e redundância, que estão disponíveis para uso de todas as secretarias da prefeitura.

“É importante salientar que todos esses dados pertencem a prefeitura e em caso de encerramento de contrato com a plataforma, continuarão disponíveis para essa e para as próximas gestões”, destaca o CEO da Geopixel.

Segundo a secretária Camila, os próximos passos deve ser ampliar a utilização da plataforma para todas as secretárias, pois por meio da criação de um cadastro técnico multifinalitário, com informações integradas que possibilitem que todos secretários tenham subsídios para uma melhor tomada de decisões.

“Quando começamos a usar o aplicativo mobile tivemos um ganho muito grande. Antes nas visitas, fazíamos um cadastro no papel e jogávamos no Excel para tratar os dados. Hoje, coletamos em tablets e já subimos direto no sistema com eficiência e celeridade. Queremos ampliar essas facilidades para todas as secretarias”, conclui.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também