28.3 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Ataques de abelhas aumentam no calor; DTCZ alerta sobre como se prevenir

Publicidade • Anuncie Aqui

Os ataques de abelhas geralmente crescem durante o verão, isso porque, com o calor excessivo, as abelhas se agitam e as colmeias se tornam mais populosas.

Fora de seu hábitat natural (as matas), esses insetos procuram abrigo em vãos de muros, beirais, lajes, frestas de paredes e em construções próximas às áreas verdes. Por isso, abelhas, vespas, marimbondos e formigas ficam mais visíveis à população e podem reagir ao ataque ou aos incômodos causados por pessoas ou por animais. Dependendo da quantidade de picadas, uma pessoa atacada por abelhas pode morrer, principalmente se for alérgica. Ao avistar um enxame, é preciso tomar cuidado. 

O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde de Barueri, possui uma equipe especializada para avaliação de riscos. Se a remoção for possível, as colmeias e os vespeiros são encaminhados para locais arborizados longe do contato humano. Se o enxame estiver num poste ou na rede elétrica, entretanto, deve-se chamar a Enel. O DTCZ pode ser acionado em horário comercial em caso de acidentes. Aos finais de semana e em feriados, deve-se abrir chamado junto ao Corpo de Bombeiros. 

Não se deve jogar pedras ou água, cutucar as colmeias ou lançar inseticidas. A reação será imediata e causará sérios transtornos à saúde das pessoas que estejam próximas. Inclusive, em caso de picadas desses animais, procure atendimento médico urgente.

O DTCZ pode ser acionado pelo telefones 11 4198-5679 e 11 4198-0424; já o Corpo de Bombeiros – 193; e a Enel, pelo 0800 72 72 120.  

Aumento de ocorrências

Segundo o Ministério da Saúde, nos primeiros seis meses de 2023, foram registrados 1.802 atendimentos por ataques de abelhas. Durante todo o ano de 2022 foram 2.850 registros. As abelhas que atacam são as que produzem mel, de origem híbrida, uma mistura da africana com europeia. 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também