Região de Barueri pode ter chuva de granizo nesta tarde (7)

tempo chuva barueri
Defesa Civil mantém alerta para alagamentos e deslizamentos (Dreamstime)

Na tarde desta quarta-feira (7), Barueri e região podem ter chuva de granizo, segundo previsão da Climatempo. A Defesa Civil mantém o alerta para enchentes e deslizamentos em todo o Estado de São Paulo, ainda que as temperaturas sigam inalteradas em comparação com os últimos dias.

A onda de calor e tempo abafado permanece em Barueri nesta semana, até sexta-feira (9), com possibilidade de pancadas de chuva, principalmente nos períodos da tarde e da noite. A sexta será o dia mais quente da semana, com máxima prevista de 32ºC e pancadas de chuva.

Plano Preventivo

Para prevenir desastres e preservar vidas, o órgão municipal colocou em prática o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), que tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção, de atendimento emergencial e de assistência social, a fim de reduzir ameaças à integridade física dos munícipes, prestar rápido atendimento nas situações emergenciais e promover eficiente apoio assistencial às comunidades afetadas por acidentes decorrentes das chuvas.

Orientações em caso de chuva
A Defesa Civil orienta a não atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.