28 C
Tamboré
domingo, 25 fevereiro 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Nova onda de calor deve atingir Barueri e máxima chegará aos 36 graus nos próximos dias

Publicidade • Anuncie Aqui

A estação mais quente, o verão, ainda nem chegou e as temperaturas voltarão a subir a partir de meio dia desta quinta-feira (14) até 19h de domingo (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão alertou para uma nova onda de calor.

Em Barueri, a temperatura máxima poderá chegar aos 36 graus no sábado (16), de acordo com previsão da Climatempo; mas a sensação térmica será ainda maior. No período da tarde pode ter pancadas de chuva. O cenário se repete no domingo (17).

Fenômeno climático

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, aponta um conjunto de fatores responsáveis pelo fenômeno climático caracterizado pelo aumento anormal das temperaturas por um certo período. “Nos próximos dias, a chance de chuva já começa a diminuir novamente, principalmente, a partir da quinta-feira, devido a uma massa de ar mais quente e seco, que vai quebrar esse canal de umidade, justamente nesta época do ano, quando nos aproximamos do verão, que é uma época mais quente do ano. Conforme a gente tem o céu aberto, mais ensolarado, com a ausência de nuvens e de chuva, as temperaturas disparam mesmo”, explicou.

“O El Niño é um agravante. A gente teve a configuração do fenômeno ao longo dessa primavera e, durante o verão, deve persistir. Quando se configura um El Niño, o fenômeno bagunça o regime de chuva na área central do Brasil e tem um impacto muito claro nessa elevação das temperaturas também. Então, ele é um combustível a mais, sem dúvida alguma.”

Recomendações

Para a população em geral se proteger da insolação, o Ministério da Saúde recomenda hidratação, resfriamento e proteção do sol e calor.

Entre as orientações está beber água e sucos com frequência, mesmo quando estiver sem sede; evitar refeições pesadas e condimentadas; permanecer em locais mais frescos e arejados: à sombra, com ar condicionado ou ventilador; tomar banhos frios ou com temperaturas mais baixas; evitar se expor ao sol nos horários mais quentes, assim como não realizar atividades físicas nestes intervalos, principalmente, ao ar livre; usar protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também