Com a chegada oficial do verão, o estado de São Paulo pode registrar temperaturas recordes na véspera do Natal. A estação mais quente do ano teve início neste domingo (21), com o solstício de verão, fenômeno que marca o dia com maior duração de luz solar no Hemisfério Sul. O verão 2025/2026 segue até 20 de março de 2026 e será marcado por temperaturas elevadas, aumento da umidade do ar e chuvas típicas da estação.
De acordo com o Climatempo, a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste reduz a nebulosidade e a ocorrência de chuvas, favorecendo longos períodos de sol e calor intenso nos próximos dias. Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, o predomínio de tempo seco permite que as temperaturas fiquem acima da média em grande parte da região. O calor será mais intenso durante as tardes, com sensação de abafamento e baixo risco de chuva, especialmente no dia 24 de dezembro.
Ao longo da próxima semana, a alta pressão ganha força sobre o Sudeste, diminuindo ainda mais as condições para chuva. Com menos nuvens, o sol aparece por várias horas consecutivas, favorecendo o aquecimento do ar. A expectativa é de temperaturas acima do normal em diversas áreas do Sudeste, sobretudo na última semana de 2025.
Tempo muda na sexta-feira
Na região metropolitana, como em Barueri, as temperaturas permanecem elevadas até o Natal, com máximas entre 29°C e 32°C. A partir de sexta-feira (26), o tempo começa a mudar, com aumento da instabilidade.
No sábado (27), a previsão é de sol entre muitas nuvens pela manhã, seguido de chuva forte à tarde e pancadas à noite. A temperatura varia entre 20°C e 31°C, com volume estimado de 6,1 mm de chuva e probabilidade de 81%.
No domingo (28), o sol aparece entre algumas nuvens, mas há previsão de pancadas rápidas de chuva e trovoadas ao longo do dia e da noite. As temperaturas ficam entre 21°C e 32°C, com chance de chuva em torno de 79%, mantendo o tempo abafado durante o fim de semana.




