Onda de frio chega hoje (15) e temperatura ‘despenca’ em Barueri

onda de frio Barueri
A quarta-feira (18) deve ser o dia mais frio em Barueri, com máxima de 15ºC (Divulgação)

Apesar do inverno só começar oficialmente no dia 21 de junho, neste ano as baixas temperaturas vão ficar acentuadas mais cedo. A onda de frio deve chegar neste domingo (15) em Barueri, segundo previsão do Climatempo. O dia começará chuvoso, com períodos de abertura de sol e pancadas de chuva até a noite. A máxima não passará de 22ºC.

O restante da semana deve ser de dias de sol com algumas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva. A quarta-feira (18) pode ser o dia mais frio, entre hoje (15) até a próxima sexta-feira (20). A máxima não deve ultrapassar 15ºC. A previsão completa pode ser conferida pelo site.

Geada

Em alguns locais do país, os termômetros podem ficar abaixo de 10ºC, como na capital, e há riscos de geada no Sul e Sudeste. De acordo com as previsões, os fatores que trarão o frio atípico devem ir perdendo força entre 21 e 22 de maio, quando as temperaturas devem voltar ao que costumam ser neste mês.

Frio atípico

O frio atípico das próximas semanas pode ser explicado por uma série de fatores climáticos (que afetam o clima, no longo prazo) e de tempo (mais localizados). Um deles é o La Niña – fenômeno que acontece quando há resfriamento das águas da região central do oceano pacífico por pelo menos três meses consecutivos.