25.4 C
Tamboré
terça-feira, 30 abril 2024
Home Celebridades Morador de Alphaville, apóstolo Valdemiro Santiago tem quebra do sigilo do imposto de renda

Morador de Alphaville, apóstolo Valdemiro Santiago tem quebra do sigilo do imposto de renda

0
Morador de Alphaville, apóstolo Valdemiro Santiago tem quebra do sigilo do imposto de renda
Processo envolve dívidas de locação de imóvel para a igreja (Reprodução)

A Justiça paulista determinou a quebra do sigilo do imposto de renda do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, que é morador de Alphaville. A decisão foi tomada com o objetivo de apurar se há confusão entre os bens da igreja e do líder religioso.

A ordem foi dada por conta de um processo no qual o proprietário de um imóvel na Vila Maria, em São Paulo, cobra uma dívida de cerca de R$618 mil da igreja. O local foi alugado em 2010 para servir como templo da igreja, mas os valores combinados deixaram de ser pagos em 2018, segundo a ‘acusação’. O apóstolo e a igreja ainda podem recorrer da decisão.

O débito inclui aluguéis vencidos, IPTU, multa, juros, correção monetária e os honorários do advogado do proprietário do imóvel. A igreja não nega a dívida, mas questiona o cálculo dos valores cobrados.

Em 2019, a Mundial chegou a fazer um acordo de pagamento, mas não descumpriu. No ano seguinte, pediu à Justiça a suspensão da cobrança da dívida por 180 dias em razão da pandemia da Covid-19. Mas, a Justiça não aceitou o pedido e, em decisão publicada no “Diário da Justiça” de 30 de agosto, decidiu quebrar o sigilo fiscal do apóstolo Valdemiro atendendo solicitação do proprietário do imóvel.

A decisão considerou que, embora ele não pertença mais ao quadro social da Mundial, Valdemiro já “figurou como seu presidente, além “de ser público e notório que se trata de seu fundador, tendo sido consagrado com o título de apóstolo da igreja, atuado em nome.”