Ranking aponta município como o 19º mais inteligente do país

Inserção de pontos WI-FI grátis faz parte do programa Cidade Inteligente (Divulgação Secom Barueri)

Barueri foi apontada como a 19ª cidade mais inteligente do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems em parceria com a Sator, divulgado na terça-feira (4). Segundo o levantamento, o município permanece na liderança no recorte de Economia.

O ranking avaliou 700 cidades brasileiras, de diversas regiões do país, para verificar o potencial de desenvolvimento de cada localidade, levando em consideração a inteligência, conexão e sustentabilidade. Por meio de indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação, e mais dois setores considerados transversais – economia e governança, o levantamento elencou as 100 melhores cidades.

Mais uma vez, as ações do PRo” foram reconhecidas pelo estudo, como por exemplo, a inserção de câmeras ao vivo disponíveis à consulta da população, pontos de Wi-Fi grátis, sistema integrado de saúde, semáforos inteligentes, APP Barueri, câmeras de vigilância com reconhecimento de placas (OCR), e a central de monitoramento e cadastro do cidadão, desenvolvidos pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT). Neste ano, porém, o resultado foi abaixo do obtido em 2017, quando o município estava em 13º lugar.

Economia
No recorte de economia, Barueri continua na liderança do ranking, sendo apontada como a cidade mais rica do país e polo de emprego da Região Metropolitana de São Paulo. Já em Governança, o município perdeu dez posições, e consequentemente o primeiro lugar no quesito, indo para a 11º colocação. Neste indicador, são avaliadas as áreas de Urbanismo, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Segurança.