Por cidade mais segura, Barueri investe em LED

Jardim Belval foi um dos bairros beneficiados pela troca (Alisson Roberto/ Secom Barueri)

Para trazer mais segurança aos moradores, a Prefeitura de Barueri está modernizando a iluminação pública da cidade, expandido a troca de lâmpadas antigas por um novo sistema com LED (Light Emitting Diode). De acordo com a administração municipal, mais de seis mil lâmpadas já foram trocadas desde o início do programa de modernização no final de 2017.

Entre os bairros que tiveram pontos com iluminação substituída, estão o Centro, Jardim Maria Helena, Parque Viana, Jardim do Líbano, Jardim Reginalice, Vila Universal, Parque Esmeralda, Jardim Paulista, imediações do Parque Municipal Dom José (Vila Porto – bairro Boa Vista), Chácaras Marco e Jardim Belval, além de Alphaville.

O objetivo da gestão é beneficiar todo o município com o sistema, estimando uma troca em aproximadamente 40 mil pontos da cidade. “O sistema de iluminação LED, além da economia no consumo de energia e dos baixos custos de manutenção, visa melhorar a qualidade de vida para os moradores. “Tem ainda como intuito da administração municipal de deixar as ruas mais claras, ou seja, com mais visibilidade para pedestres, motoristas e ciclistas”, disse a Prefeitura.

Segundo especialistas, as lâmpadas de LED são mais eficientes que as tradicionais. Ou seja, é produzida a mesma ou uma maior quantidade de iluminação de qualidade, com menor gasto de energia, consequentemente a troca irá diminuir as despesas orçamentárias da cidade.

Reparos
Por determinação do Governo Federal, por meio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a responsabilidade pela iluminação pública é das prefeituras. Moradores que verificarem problemas da distribuição de energias nas vias da cidade podem solicitar reparos por meio do telefone da Ouvidoria Geral do Município de Barueri: 0800 77 00 123.