25.6 C
Tamboré
segunda-feira, 29 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Para minimizar incômodo, Barueri realiza ações contra os pernilongos

Publicidade • Anuncie Aqui

Segundo a gestão, Secretaria de Serviços Municipais limpa regularmente córregos e rios

Com a chegada das estações do ano mais quentes e, consequentemente, altas temperaturas, os moradores de Barueri e região precisam lidar com um problema antigo: a presença de grandes quantidades de pernilongos.

Segundo Cristiano Schwetner, professor de Ciências Ambientais no Campus Diadema da Unifesp, o crescimento da população destes tipos de inseto está intimamente ligado às condições climáticas e ao aumento da temperatura.

“Está relacionado também com as condições locais, já que os mosquitos maduros se reproduzem em água. O do tipo Aedes Aegypt em água limpa, já o pernilongo comum, em água com muita matéria orgânica. Além disso, quando há uma natureza mais abundante, como em Barueri e Santana de Parnaíba, temos mais locais para proliferação”, apontou o professor.

Para amenizar este incômodo, a Prefeitura de Barueri informou que não faz aplicação de veneno, pois isso só causa resistência aos inseticidas. “A Secretaria de Serviços Municipais limpa regularmente córregos e rios. O combate deve ser focado em não ter água parada suja ou limpa. Não existe infestação por mosquitos se não houver criadouro”, destacou.

Ainda de acordo com a gestão, todo morador precisa se organizar e vistoriar o imóvel onde mora pelo menos uma vez por semana.

“Neste período quente e chuvoso o poder público precisa alertar, orientar e mobilizar a população para o período crítico de epidemias de arboviroses que está chegando principalmente nas áreas urbanas detectadas como críticas. Promover limpeza do ambiente e eliminação de criadouros é o recomendado”, finaliza.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também