20.3 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Moradora de Barueri relata abandono de gatos e conta com ajuda do CEPAD e ONG House of Cats para resgate

Publicidade • Anuncie Aqui

Há uma semana, Thalita Moia, moradora da Vila Nova Bem, região do Jardim Belval, em Barueri, denunciou à reportagem o abandono sistemático de gatos que acontece no bairro. Segundo ela, a situação se repete há cerca de cinco anos, “mas de um ano para cá, o problema triplicou”.

Desesperada com a condições da ninhada de gatinhos que foi abandonada na rua de sua casa, com uma mãe e quatro filhotes, a moradora procurou ajuda do Centro de Proteção ao Animal Doméstico de Barueri (CEPAD), coordenado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, e da ONG House of Cats para ajudá-la em um resgate recente. Dois outros gatinhos, que também estavam juntos, já foram adotados.

Nesta quinta-feira (23), funcionários do CEPAD foram até a residência de Thalita e levaram os pets para atendimento veterinário no Centro (R. Vera Cruz, 340), devido às condições dos animais, enfraquecidos pelo estado em que ficaram na rua, sob o sol quente, durante horas, eles também têm uma gripe felina.

“Eles serão cuidados por sete dias, período em que veterinários do CEPAD vão medicá-los contra a doença. Estou em paz porque eles ficarão saudáveis e terão um lar para serem amados por uma família que faça a adoção responsável”.

ONG House of Cats

Após o tratamento, eles irão para a ONG House of Cats, em Alphaville, onde ficarão disponíveis para adoção. A ONG já ajudou com comida especial para os bichinhos e o CEPAD também entregou ração. O secretário de Meio Ambiente, Marco Antonio, o Bidu, ressaltou que o atendimento oferecido em Barueri é fora do comum. “Sabemos da importância da adoção, mas, antes de tudo, é preciso que as pessoas tenham a responsabilidade de castrarem e vermifugarem os pets, serviços que oferecemos aqui na cidade. Não é possível essa abandono irresponsável, que também é crime”, pontuou.

Atendimento municipal

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente é o órgão responsável pela gestão e manejo dos animais domésticos na cidade, por meio do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (CEPAD), em suas duas unidades.

O CEPAD II (11 4706-3953 (geral) ou 11 94159-5003 para resgate de animais de rua feridos ou doentes. Atenção: atendimento somente via WhatsApp) é responsável pelo resgate de animais agressivos, agressores, doentes, feridos de rua, controle de matilhas de cães, controle de colônias de gatos, assistência a cães comunitários, quarentena e observação, bem como o recolhimento e apreensão de animais de grande porte (equinos, caprinos, bovinos, suínos, entre outros).

O CEPAD I (11 4198-0819 (WhatsApp)) é responsável por ressocializar e abrigar cães e gatos resgatados pela unidade II, realizar, ainda, castração, promover a adoção, fiscalizar maus-tratos, atendimento clínico veterinário e dá assistência a protetores e acumuladores de animais.

Nos CEPADs, enquanto aguardam um novo lar, além de serem castrados e contarem com acompanhamento veterinário contínuo, os cães e gatos recebem tratamento especial, focado no bem-estar animal visando sua reintegração em uma nova família. Banhos, passeios, brincadeiras e ações para promover a socialização, também, fazem parte da rotina desses animais.

Vacinação

A cidade conta com um posto fixo de vacinação contra a raiva , que abre sempre às segundas e quartas feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15h30.

O DTCZ fica na rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco. A aplicação fica disponível até o esgotamento das doses. Não é preciso agendar.

Castração

Para o serviço de castração de cães e gatos, que ocorre em sistema de mutirão, o munícipe munido do RGA deve fazer o agendamento no Portal Pet. A gestão abre cadastramento mensalmente.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também