O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) alcançou nesta semana a marca de 100 mil acessos em sua plataforma de localização de bombas medidoras antifraude, utilizadas em postos de combustíveis no estado. O sistema está disponível no site ipem.sp.gov.br/bombasegura.
A ferramenta permite que o consumidor consulte, por meio de um mapa digital, os postos que já utilizam bombas certificadas. Esses equipamentos têm dispositivos que impedem alterações na quantidade de combustível fornecida, contribuindo para o combate a fraudes e para maior transparência nas relações de consumo.
O painel com informações é atualizado periodicamente pelo Ipem-SP, com dados sobre a localização e sobre a identificação das bombas antifraude. O sistema é de acesso livre e pode ser consultado por qualquer pessoa.
Segundo o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, a adesão à ferramenta indica o interesse da população em buscar informações confiáveis sobre os postos.
A fiscalização do instituto é voltada à proteção do consumidor e à garantia da concorrência justa entre os comerciantes que atuam dentro da legalidade. As ações também têm como objetivo reduzir prejuízos causados por possíveis manipulações de bombas de combustíveis.
Criado em 1967, o Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado e atua na fiscalização metrológica e na proteção das relações de consumo.