Aumenta demanda por cirurgias contraceptivas em Barueri

Interessados no procedimento podem agendar consulta com a enfermagem (Divulgação)

Com a crise econômica batendo à porta, famílias têm repensado e optado por diminuir o número de filhos.

A conscientização sobre planejamento familiar pode ser vista na alta de demanda por métodos contraceptivos permanentes, como o procedimento de vasectomia, que cresceu 20% nos últimos seis anos, com 36,7 mil cirurgias feitas no sistema público de saúde em 2017, de acordo com dados do DataSUS.

Em Barueri, o procedimento é mais requisitado que a laqueadora, segundo a administração municipal. Dados da Secretaria da Saúde de Barueri, cedidos após o pedido da reportagem, mostram que o número de vasectomias feitas neste ano (370) já soma 94% dos procedimentos feitos em 2017 (393).

Em relação às laqueaduras, o município realizou ao longo de 2017 cerca de 492 procedimentos. Já neste ano, foram feitos 265.

Segundo a gestão, para fazer a requisição dos procedimentos é preciso realizar um agendamento de consulta com um enfermeiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. No local, os interessados também passam por um atendimento com médico e assistente social.

O processo será encaminhado para uma comissão de planejamento familiar, que verifica os pré-requisitos para o procedimento, dentre eles, ter mais de 25 anos e possuir mais de 2 filhos. Caso necessário, é solicitada ainda a avaliação de um psicólogo.

Cirurgia
O procedimento é feito nas policlínicas. A gestão informou que o processo para a realização das cirurgias, desde a consulta com a enfermagem, até o procedimento final, demora em torno de três meses.