20.7 C
Tamboré
sábado, 27 abril 2024
Home Acontece Barueri fica entre as melhores em estudo sobre qualidade de vida no Estado

Barueri fica entre as melhores em estudo sobre qualidade de vida no Estado

0
Barueri fica entre as melhores em estudo sobre qualidade de vida no Estado
No estudo, o município se destacou nos indicadores Finanças Públicas e Economia (Foto: Divulgação Secom/Barueri)

Barueri foi considerada a 15ª cidade com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo. A informação é de um estudo técnico do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído por professores da USP, UFSCAR e FATEC, que foi divulgado recentemente. A pesquisa avaliou 41 municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes em diferentes indicadores.

De acordo com a pesquisa, Barueri atingiu uma nota média global de 7,18 na classificação geral. Jundiaí foi a cidade que angariou o primeiro lugar no ranking, com nota 8,91, seguido por Indaiatuba na segunda posição (8,77) e Piracicaba em terceiro (8,56).

Já em relação aos sete indicadores avaliados no estudo técnico, o município barueriense teve destaque em dois deles. No quesito Finanças Públicas, a cidade conquistou o primeiro lugar na classificação geral. Esse índice é avaliado com base na capacidade e sustentabilidade econômico-financeira do município e considera-se a média aritmética dos dois parâmetros.

Em Economia, Barueri ficou na segunda posição, atrás apenas de Jundiaí. O estudo analisou o PIB per capita, valor médio do salário formal, porcentagem da população ocupada, indicador riqueza do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de motorização.

Cioeste
Em um recorte com os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e que foram considerados no estudo, Barueri seguiu com o melhor resultado em relação a qualidade de vida.

Cotia apareceu na sequência, em que na classificação geral da pesquisa atingiu a 28º posição com uma nota 5,68. Em seguida vem Osasco no 31ª lugar e nota 5,41. Carapicuíba e Itapevi aparecem em último, ficando em 37º e 38º, respectivamente, na classificação geral do estudo.