Uma sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), estima que 16,7 milhões de visitantes devem circular pelo estado durante a temporada de verão. O período considerado inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, sem contabilizar o fluxo do Carnaval.
De acordo com o levantamento, a movimentação financeira direta associada ao turismo no período deve alcançar cerca de R$ 41 bilhões. A estação começa oficialmente em 21 de dezembro, às 12h03, pelo horário de Brasília, com previsão de temperaturas mais elevadas, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro.
A pesquisa indica que, para 86% dos municípios paulistas, a próxima temporada de verão deve apresentar desempenho superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Nove em cada dez cidades afirmaram estar planejando eventos ou atrações voltadas aos turistas. A expectativa é de que a taxa média de ocupação supere a do verão passado, que ficou em torno de 75%.
Segundo a Setur-SP, o estado concentra opções variadas de destinos e roteiros turísticos, que incluem o litoral, a capital e cidades do interior. O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, afirma que o planejamento dos municípios busca atender diferentes perfis de visitantes ao longo da temporada.




