A futura Linha 24-Quartzo da CPTM, que inicialmente ligaria Campo Limpo a Alphaville, ganhará uma extensão até Santana de Parnaíba. A ampliação do traçado foi revelada durante a 31ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô).
O novo trecho acrescentará cinco estações ao projeto original: Alphaville, Jardim Isaura, Parque Santana, Jardim Anhambi e Santana de Parnaíba. A linha deve atender importantes regiões da Grande São Paulo, passando por cidades como Taboão da Serra, Osasco e Carapicuíba.
Projeto faz parte do Arco Oeste

A Linha 24 integra o chamado arco oeste, uma das etapas do plano para formar um anel ferroviário metropolitano com 157 km de trilhos. Com a extensão, a Linha 24 passará a ter 34 km de comprimento, 21 estações e capacidade estimada para atender 840 mil passageiros por dia, com intervalo médio de 3 minutos entre trens.
Além da Linha 24, as futuras Linhas 25-Topázio e 26-Ametista também farão parte do anel metropolitano, possibilitando conexões entre diferentes eixos de transporte na Região Metropolitana de São Paulo.
Inicialmente, a Linha 14 também faria parte desse conjunto, mas a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) optou por transformá-la em um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), alegando menor demanda no trecho entre Santo André e Guarulhos. Enquanto a SPI projeta 250 mil passageiros por dia, a CPTM e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) estimam uma demanda bem maior, acima de 700 mil usuários.