Estações de trens devem ter wi-fi gratuito para os passageiros em breve

trens wi-fi Barueri
CPTM fara licitação para o serviço em julho (Divulgação)

Em breve, as estações de trens podem ganhar internet wi-fi gratuita. No dia 26 de julho, às 9h, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará um leilão de licitação de serviços de rede para implantação em toda a extensão das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi. O edital, na íntegra, está disponível nos sites da CPTMBEC e IMESP.

A empresa ou consórcio vencedor será responsável pela implantação, administração e manutenção do sistema de internet gratuita ao passageiro, além de encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas. O prazo de exploração comercial é de 60 meses, podendo ser renovado até o limite de 240 meses, mediante a formalização de termo de aditamento.

Acesso

A concessionária deverá fornecer acesso gratuito diário à internet nas estações pelo período mínimo de 30 minutos por passageiro conectado, com velocidade média de transmissão de informações de, no mínimo, 512 kbps.

O edital prevê que o acesso às redes sem fio poderá ser disponibilizado mediante a visualização de publicidade, a ser veiculada em intervalos mínimos de 15 minutos. No caso da utilização de vídeos publicitários, a opção de pulá-los ou fechá-los deverá ser oferecida aos usuários em até 10 segundos.

Além disso, a plataforma poderá possibilitar a contratação, por parte do passageiro, de serviços de transmissão de dados com diferenciais como maior velocidade de conexão ou conteúdo sem publicidade, por exemplo.

De acordo com a CPTM, a prestação e a execução dos serviços incluem, ainda, a contratação de link de internet, suporte, instalação, movimentação, adição, mudança, desinstalação, ativação, desativação e remanejamento de todos os hardwares e softwares necessários, em conformidade com as melhores práticas de mercado.