O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) que começará a exibir anúncios dentro do aplicativo. A nova política de monetização inclui também a possibilidade de administradores de canais cobrarem usuários por acesso a conteúdos exclusivos e pagarem para ter maior visibilidade nas sugestões da plataforma.
Os anúncios serão veiculados na área de Status, localizada na aba “Atualizações”, formato semelhante ao Stories do Instagram. O conteúdo publicitário será exibido entre postagens de contatos pessoais, como amigos e familiares.
Segundo a empresa, não haverá anúncios na aba “Conversas”, e as mensagens trocadas entre usuários não serão utilizadas para direcionamento de propaganda. O WhatsApp informou ainda que números de telefone não serão vendidos ou compartilhados com anunciantes.
A plataforma utilizará informações como os canais seguidos pelos usuários e o tipo de interação com anúncios para determinar o conteúdo publicitário exibido. Dados técnicos, como o modelo do aparelho, tipo de conexão e localização geral (cidade e país), também poderão ser considerados.
Além disso, a Central de Contas da Meta, que integra perfis do Facebook, Instagram e WhatsApp, poderá fornecer informações adicionais sobre os usuários para personalização de anúncios, caso o recurso esteja ativado.