Pneus calibrados ajudam a economizar combustível, afirma especialista

combustível barueri
Pneus devem ser verificados uma vez por semana (Freepik)

O valor dos combustíveis tem pesado no bolso dos motoristas de todo o país, mas algumas dicas podem ajudar a economizar.

De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, Marcelo Alves, uma das principais ações para economizar combustível é manter os pneus calibrados.

“O que o motorista pode fazer no dia a dia é a verificação dos pneus, pelo menos uma vez por semana, mantendo a pressão correta, de acordo com a sugestão do fabricante. É a providência mais barata e imediata. Podemos ter uma redução significativa do consumo na ordem de até 5%. Outra dica é sempre guiar economizando o pé no acelerador, evitando acelerações e desacelerações bruscas”, explicou.

Escolha do combustível

Em relação a qual combustível usar, o especialista afirmou que é preciso fazer um cálculo. “Nós temos já a regra tradicional do litro do etanol não custar mais do que 0,7 do litro da gasolina. Isso vem do poder calorífico do etanol. Alguns veículos acabam sendo mais eficientes com etanol e outros com gasolina, o rendimento do motor melhora um pouco com um combustível ou outro”, apontou.

Ainda de acordo com Marcelo, manter a manutenção do carro em dia também é providência importante e que ajuda na economia. “Temos que verificar o estado de manutenção do veículo, se está com lubrificante correto, alinhamento das rodas, se a ignição está em ordem e com o tempo, ajustado e filtro de ar limpo”, concluiu.