O Governo de São Paulo mantém parceria com a empresa de mobilidade 99 para oferecer transporte gratuito a mulheres vítimas de violência. De janeiro a julho deste ano, foram registradas 205 viagens por meio da iniciativa, o que representa, em média, uma beneficiada por dia.
A medida integra a rede de proteção do governo estadual e tem destaque neste mês de agosto, marcado pela campanha Agosto Lilás, de enfrentamento à violência contra a mulher.
O transporte é destinado a deslocamentos até Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Institutos Médicos-Legais (IMLs) para realização de exame de corpo de delito ou pronto-socorros. O acesso ao benefício ocorre por meio de um voucher gerado após contato com a Polícia Militar pelo número 190.
O atendimento inicial é feito por uma policial da Cabine Lilás, responsável por oferecer escuta especializada e orientar a vítima. Caso haja necessidade de deslocamento, a policial aciona o aplicativo da 99 e emite o voucher de transporte.
As agentes que realizam a solicitação acompanham a corrida em tempo real, garantindo monitoramento do trajeto. Em situações específicas, uma viatura da Polícia Militar também pode ser deslocada para acompanhar a ocorrência.
A ação busca ampliar o acesso das mulheres vítimas de violência a serviços essenciais e reforçar a rede de proteção no estado.