Nesta quarta-feira (23), o 20º Batalhão da Polícia Militar promoveu uma reunião do Grupo de Trabalho de Proteção a Coletivos, com foco na integração de esforços para prevenir atos de vandalismo contra o transporte público. A ação integra o modelo de Polícia Comunitária da PMESP e está alinhada à Operação Impacto: Proteção a Coletivos, CPA/M-8, coordenada pelo 5º BAEP. Segundo dados da PM, a área de cobertura do Batalhão contabilizou cinco ocorrências envolvendo ataques a ônibus.
O encontro, realizado no auditório do Batalhão, reuniu representantes de órgãos públicos e instituições dos municípios de Barueri, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Jandira, como GCMs, Polícia Civil, Conselhos Tutelares, Secretarias de Transportes e empresas de ônibus.
Na sequência, comandantes de companhias e das guardas municipais alinharam estratégias conjuntas para definição de Áreas de Interesse de Segurança Pública e adoção de ferramentas inteligentes de atuação integrada.
A programação incluiu ainda uma instrução direcionada às empresas de ônibus, abordando temas como vigilância ativa, canais de comunicação com a PM, protocolos de segurança em ocorrências, uso de tecnologias (câmeras e GPS), treinamentos operacionais e apoio psicológico aos motoristas.
Uma das empresas participantes da reunião, a BB Transportes, destacou que, além do apoio no combate aos ataques aos coletivos, também busca respaldo das forças de segurança para coibir a prática da “rabeira”, conduta que tem crescido consideravelmente e causado diversos prejuízos à empresa e riscos à segurança dos passageiros.